O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), autorizou a liberação de mais 200 mil toneladas de milho para venda em balcão nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A decisão foi tomada durante uma reunião do secretário de Política Agrícola Caio Rocha com o superintendente de Armazenagem da Conab, Rafael Borges Bueno, na sexta-feira, 17 de agosto, em Porto Alegre.
A medida já estava prevista na Portaria Interministerial nº 601, publicada no dia 29 de junho, que estabelece os parâmetros para a liberação de milho em grãos dos estoques públicos, com a concessão de subvenção econômica, em razão da seca que atingiu as regiões Sul e Nordeste este ano. Ao todo, foram disponibilizadas 400 mil toneladas do produto. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o limite de compra por produtor é de 27 toneladas/mês, ao custo de R$ 21 a saca de 60 quilos.
O Ministério da Agricultura também deverá promover leilões de Valor de Escoamento de Produto (VEP) para apoiar os produtores gaúchos e catarinenses que desejarem trazer milho da região Centro-Oeste. A operação é um leilão de venda de estoque público e visa pagar uma subvenção para que o produto seja escoado para uma região determinada, com dificuldade de abastecimento.
“Estamos tomando todas as medidas cabíveis para tranquilizar os produtores e entidades. Na próxima segunda-feira (20/8), teremos outra reunião em Santa Catarina para tratar deste assunto e discutir formas da agilizar o transporte e o credenciamento de novos armazéns para melhorar o abastecimento”, salienta o secretário.