Sem dúvida um tema que chama atenção. Muita gente comenta que o agronegócio é a bola da vez, mas será que o e-commerce é um espaço produtivo a ser cultivado por esse setor?
Sim, pois o comércio eletrônico é vasto, praticamente um pasto fértil, e o agro é rico em diversidade de produtos e totalmente aberto a novas oportunidades. Estou falando de um setor que impulsona a economia brasileira, existem diversas pesquisas que visam o melhoramento dos produtos, pois o campo também é tecnológico, possuimos os melhores orgânicos do mundo e com alto valor agregado e uma população que busca constantemente alimentos com qualidade, com foco em uma alimentação adequada.
Quando pensamos em nicho em e-commerce, o agronegócio também tem um potencial imenso. Se focarmos um produto, como café, é possível pensar em comercializar as melhores marcas, grãos, café descafeinado, cápsulas, xícaras, garrafa térmica, livro sobre bebidas à base de café, bala, bule, máquina de expresso, cafeteira, entre outros. Além disso, a presença digital nos principais canais de relacionamento para aproximar os apaixonados por café, amplia as chances para fortalecer, não só, a loja virtual, mais sim, tornar esta, uma referência no segmento.
Portanto, o momento é oportuno. O Agronegócio 2.0 envolve todo o setor da cadeia produtiva, é preciso investir e identificar os produtos e suas viabilidades, pensando nos 8 Ps do marketing digital. E você, ainda acredita que e-commerce e agronegócio, são duas coisas destintas?
Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Agronegócio, especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia e Marketing da empresa Ciashop.
Contato: http://meadiciona.com/cavdias