O evento aconteceu durante a tradicional Festa do Frango e do Suíno, sendo a realização do Seminário Técnico uma iniciativa do Sindicato Rural, da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran), Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas (Cooperoeste).”Apesar da crise que assolou o setor durante o ano de 2012 conseguimos reunir um grande número de produtores para discutirmos temas de grande importância para a suinocultura e consequentemente para a economia Paraminense” disse Eugênio Diniz, presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas.
O evento foi dividido em dois momentos sendo o primeiro voltado para discussões técnicas através do Seminário Practis – Programa de Atualização Técnica Integrall em Suinocultura- que contou com palestras como: Gestão de Equipe e Gerenciamento dos Gargalos de Produção, ministrada pelo Dr. Iuri Pinheiro da Integrall Soluções; Tópicos Atuais em Manejo Reprodutivo de Machos e Fêmeas tema debatido pelo Dr. Stefan Rohr e pelo Dr. Roniê Pinheiro, ambos da Integrall Soluções e Abordagens Alternativas na Avaliação de Índices de Uma Granja, ministrada Dr. Glauber Machado da Integrall Soluções.
O segundo momento teve como público alvo os empresários rurais quando foram debatidos os seguintes temas: Contextualização do Agronegócio e Suinocultura Brasileira, palestra proferida pelo Dr. Roberto Simões – presidente do Conselho Deliberativo Sebrae Nacional e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Dr. Marcelo Lopes. Após foi apresentado o tema Perspectivas do Mercado de Grãos para 2012 pelo Dr. Luciano Roppa – consultor e médico veterinário. “Com a segmentação dos temas conseguimos atender as demandas dos mais distintos públicos que compareceu em peso” explicou Carlos Alberto dos Santos (Carlão), coordenador de suprimentos da Cogran.
Após as palestras, os participantes do Seminário de Suinocultura do Centro-Oeste tiveram a oportunidade de visitar estandes das entidades e empresas envolvidas com o setor. “Além de reciclarem seus conhecimentos, os participantes do seminário puderam trocar experiências e se confraternizarem. Agradecemos também as presenças dos companheiros da Astap, Suinco e Coosuiponte” disse Renato Vasconcelos, superintendente da Cooperoeste.