Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Preços dos alimentos registram alta de 1,4%

Aumento dos preços foi provocado sobretudo pela carne e laticínios.

Preços dos alimentos registram alta de 1,4%

Os preços mundiais dos alimentos registraram alta de 1,4% em setembro, após dois meses de estabilidade, seguindo a tendência dos valores do trigo e do arroz, segundo o índice mensal de preços publicado nesta quinta-feira pela FAO.

“O índice FAO dos preços dos cereais ficou na média em 263 pontos em setembro de 2012, ou seja, três pontos a mais que em agosto”, destacou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Os cereais registram alta de apenas 1%, limitada por um retrocesso do milho após uma alta provocada pela seca de verão nos Estados Unidos. Mas a FAO destacou em um comunicado que continua “preocupada” com o abastecimento de trigo por causa das escassas quantidades disponíveis para a exportação.

O aumento dos preços foi provocado sobretudo pela carne (+2,1%) e laticínios (+7%), que explicam a alta da cesta global utilizada pela FAO para calcular as flutuações.

“As projeções mais recentes da FAO confirmam para 2012 uma queda da produção mundial de cereais, que registraram um recorde em 2011”, afirma o organismo, que antecipa uma redução de 2,6% na comparação com o ano passado, e inclusive de 5,2% para o caso específico do trigo.