Em busca ampliar a capacitação dos profissionais da suinocultura paulista, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com o Sebrae/SP e a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) realizou no dia 12 de setembro, em Campinas, mais um módulo do Programa de Capacitação Total (PCT) com foco no manejo de reprodução.
A atividade contou com 68 participantes entre colaboradores, chefes de setor e gerentes de granja que tiveram a oportunidade de conhecer de forma teórica um dos conteúdos mais importantes do programa, segundo a médica veterinária Maria Nazaré Lisboa. “É a partir desse manejo que os leitões nascem saudáveis e passam para os outros cuidados. Nesta fase é preciso fazer um bom planejamento para que a qualidade do suíno seja preservada e os resultados, como a qualidade do sémen, sejam alcançados”, explica.
Entre os assuntos da palestra, a consultora abordou o potencial dos machos e sua importância na reprodução, pois “tão importante com a escolha da raça, é a seleção dos reprodutores, que irão constituir a base da criação”, disse. Os reprodutores são animais de grande valor na criação comercial de suínos, fundamentalmente por representarem o material genético disponível para a produção de leitões e, por esta razão, cuidados especiais devem ser adotados com estes animais.
Dentre as principais características para uma boa reprodução de suínos está o bom estado sanitário, crescimento rápido, boa conformação, boa prolificidade, produtividade e poder assimilador desenvolvido, apresentando bom rendimento. Segundo o produtor Alessandro Moraes, da Fazenda Brasil, a palestra sobre reprodução traz a possibilidade de aprender a reduzir custos sem diminuir a qualidade de produção. “Ele é o ponto de partida para a produção de suínos, se fizermos tudo certo neste ponto, isso vai se refletir no restante da granja”, diz. Para o produtor, Ivã Carlos, da Ianni Agropecuária, a capacitação é um método efetivo de desenvolver a atividade. “Na palestra aprendemos sobre o potencial dos machos dentro das granjas e a possibilidade de reduzir custos sem ter que diminuir a qualidade de produção, pontos de fundamental importância e que se refletem em toda granja”, diz.
Para a gestora executiva nacional do PNDS, Anny Almeida, os módulos possibilitam o aperfeiçoamento do produtor e assim o crescimento da granja como um todo. “Devemos considerar que alguns fatores são elementos indispensáveis para o sucesso na suinocultura como, por exemplo, meio ambiente, instalações, manejo e a alimentação. A palestra sobre o manejo de reprodução incentiva todas esta práticas juntas, já que para o suíno chegar saudável a mesa do consumidor e para que o produtor tenha sucesso em seu negocio é necessário estes diferentes cuidados nas granjas”, encerra.