Durante o mês de outubro a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), junto ao Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), proporcionou consultorias em granjas das cidades de Rio Verde, Ipameri e Goianápolis. Em parceria com o Sebrae/GO a primeira etapa da ação proporcionou às três granjas um diagnóstico geral para identificar os principais pontos de melhoria na unidade de produção suinícola promovendo treinamentos específicos para cada setor da granja.
Responsável pelo levantamento das propriedades, o consultor da Integrall Soluções em Produção Animal e médico-veterinário, Roniê Pinheiro, desenvolveu uma auditoria detalhada do processo produtivo, por meio de visitas às granjas Santa Luzia, Juma, Ipameri, Ponta Verde e Gran Dourado, registrando os principais gargalos da produção. “A ação busca melhorias na qualidade de produção conferindo maior competitividade e adequação as exigências de mercado”, diz. Ainda segundo o consultor, a expectativa é capacitar os colaboradores dos diferentes setores, padronizar os processos adotados nas rotinas da granja, bem como otimizar a produção com as melhoria na qualidade do processo, gerando resultados significativos paras as granjas participantes.
Para a analista do Sebrae/GO, Larissa Ribeiro, a consultoria abre portas para um produto cada vez mais qualificado. “Da produção a comercialização, o PNDS junto ao Sebrae tem uma preocupação muito grande em oferecer o melhor produto para o consumidor. Esta ação vem padronizar a produção nos modos de gestão e manejo dentro da granja, passando pele higienização, reprodução e cuidados com o meio ambiente, o que tem reflexo direto na qualidade do produto final”, explica.
A primeira visita que buscou diagnosticar e levantar os gargalos da produção já esclareceu diversas dúvidas da proprietária da granja Santa Luzia, Ana Lucia Freitas. Para ela, as ações do PNDS já fazem parte do cotidiano e contribuem diretamente para o crescimento de sua granja. “O trabalho com suinocultura é constante e diário, por isso, os treinamentos e qualificações oferecidos pelo PNDS aperfeiçoam as tarefas dos colaboradores e nos alertam aos detalhes referentes à criação de suínos. Esta é nossa terceira participação em um treinamento do PNDS e estamos satisfeitos com os resultados até hoje”, diz.
Para o suinocultor e proprietário da granja Gran Dourado, Nilton Melo, a capacidade dos consultores e a qualidade da primeira visita mostra o comprometimento do PNDS e do Sebrae/GO com o desenvolvimento da suinocultura. “Estamos satisfeitos com mais esta consultoria em parceria com o Sebrae pela oportunidade que temos de aprimorar os nossos trabalhos e desenvolver o setor suinícola no estado de Goiás”, diz. O gerente da granja Ponta Verde, Vagner Rodrigues, fala da a ação como um ponto de partida para o aumento do consumo da carne suína. “Esta primeira visita foi apenas de reconhecimento e levantamento das dificuldades na granja. Acredito que a partir do relatório, nós consigamos elaborar um bom plano para o crescimento da granja, o aperfeiçoamento dos trabalhos e consequentemente o aumento do consumo da carne suína”, comenta.
A segunda e última etapa da consultoria acontecerá durante o mês de novembro, em que os produtores participarão dos treinamentos direcionados para aos gargalos identificados na primeira visita.