Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso

PCT de Boas Práticas e almoço comemorativo encerram ações do PNDS em 2012 na Bahia

O evento teve início com a apresentação da coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, que divulgou os números nacionais do projeto.

PCT de Boas Práticas e almoço comemorativo encerram ações do PNDS em 2012 na Bahia

Durante o ano de 2012 o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) junto a Associação Baiana de Suinocultores (ABS) e o Sebrae/BA  realizaram no estado, mais de 40 ações de promoção da carne suína, com capacitação de 220 profissionais e cerca de 1.500 pessoas sensibilizadas. E para demonstrar o sucesso deste trabalho a entidade organizou um almoço de encerramento, com o objetivo de confraternizar e demostrar em números a evolução do projeto durante o ano nas diversas regiões participantes.

O evento teve início com a apresentação da coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, que divulgou os números nacionais do projeto, com destaque para a atuação do estado na área de produção e capacitação aos pequenos produtores. E destacou a importância do Suintec e dos PCTs que levaram aos produtores conhecimentos técnicos. “Foram mais de 700 capacitados e 30 ações realizadas em todas as áreas: produção, indústria e comercialização. O apoio direto do Sebrae  e Senar estaduais foram fundamentais para o alcance desses números”, reforça Lívia Machado.

Para Lúcia Leite, gestora de projetos de suinocultura do Sebrae/BA, o Suintec levou conhecimento tecnológico aos pequeno criadores  da região. “As ações da Bahia reforçaram a importância de se qualificar e levar inovação para as granjas, o Suintec foi uma destas ações que viabilizou aos criadores de suínos um levantamento de suas rotinas de manejo, propiciando também, a troca de informações e experiências entre eles”, comenta.

O presidente a ABS, Marcelo Placido parabenizou a ações deste ano e as definiu como ponto de partida para uma suinocultura cada vez mais rica de conhecimento e qualidade. “Da reunião de elaboração do plano de trabalho até o ultimo PCT organizado pelo PNDS, o objetivo sempre foi aprimorar e crescer, seja nas indústrias com ações de cortes diferenciados, ou nas universidades mostrando a nova realidade nutritiva dos produtos suínos. Foi mais um ano do PNDS no estado e mais um ano de inovação para suinocultura”, encerra.

Encerramento da capacitação

Ainda neste dia, o PNDS junto a ABS realizou o último Programa de Capacitação Total desenvolvido para 2012. Produtores e gerentes de granja de Feira de Santana participaram da capacitação com o tema “Boas Práticas de Produção de Suínos”, ministrado pelo consultor da Integrall – Soluções em produção animal e doutor em zootecnia, Ronie Pinheiro. A ação preparou os produtores, que aprofundaram seus conhecimentos a respeito dos principais cuidados na produção de suínos. “O objetivo principal do PCT é fazer com que os produtores e os gerentes de granjas identifiquem os principais gargalos na produção de seu estabelecimento e por meio das dicas fornecidas nas ações, busquem melhoria na unidade de produção”, diz. O consultor acrescenta que este PCT contribuirá para a produtividade das granjas, pois passou por todos os setores, procurando destacar pontos para melhoria na produtividade. “Começamos pela gestão de pessoas e a manutenção da motivação e treinamento, depois focamos nos cuidados em cada setor para que o suinocultor consiga produzir dentro do conceito de boas práticas”, explica.

Segundo o produtor Sergio Gomides, da granja São Francisco, localizada no município de Muquém de São Francisco/BA, a ação acrescentou muito na sua recente criação de suínos. “Estou há apenas um ano na produção de suínos e agradeço toda as oportunidades de informação fornecidas pelo PNDS e o Sebrae/BA, por meio da ABS, pois sem esta base seria difícil continuar crescendo no setor”, diz.