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Economia

Apas estima crescimento de 5% nas vendas de Natal

Vendas de espumantes e do panetone devem ter um crescimento de até 10%.

Estande de frutas em supermercado da rede Pão de Açúcar, no bairro do Butantã
Estande de frutas em supermercado da rede Pão de Açúcar, no bairro do Butantã

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) estima aumento de 5% na venda de produtos natalinos este ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Espumantes e, em especial, o panetone, carro-chefe nesta época do ano, devem ter um crescimento ainda maior, de até 10%. Chocotone, trufas e chocolates também estão entre os itens mais procurados.

Segundo o vice-presidente regional da Apas, Eduardo Kawakami, os produtos industrializados deverão registrar queda nos preços. “Isso deve acontecer em decorrência do momento da economia brasileira, que passa por um aumento na competitividade das indústrias”, explica.

Ele diz que ainda é cedo para estimar em quanto as vendas já elevaram, entretanto, a expectativa se mantém positiva. A única preocupação, de acordo com o vice-presidente, é em relação aos produtos derivados de carne, que poderão sofrer aumento no preço final ao consumidor.

“Os derivados de carne ainda são uma incógnita para o setor e os preços ainda dependem de negociações que estão sendo fechadas”, afirma Kawakami. Já as frutas tradicionais do período deverão ficar com valor final igual ao comercializado no ano passado.

Os mercados já estão com as prateleiras lotadas de produtos natalinos. As opções variam entre panetones trufados de chocolate, com recheio mega achocolatado, recheio de goiaba e de frutas. Para os panetones, o preço que está sendo comercializado pelos supermercados da cidade varia de R$ 12 a R$ 17.

Embora os produtos já estejam à disposição da população, muitos por enquanto só estão pesquisando preço. É o caso do funcionário público, Paulo Sérgio Duran, 43. Ele diz que prefere deixar para fazer a compra próximo ao natal. E que na hora de escolher leva em consideração o preço e a qualidade do produto.