Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Culinária

Quebrando preconceitos

Oficina gastronômica realizada nos supermercados de Goiânia (GO) repassa orientações sobre os benefícios da carne suína.

Quebrando preconceitos

Misturar carne suína com pepino. Na casa da pensionista Claudete Dias Nogueira, de 63 anos, essa combinação era proibida. O motivo, segundo ela, é que a junção dos dois produtos na alimentação poderia causar um mal estar estomacal.

Depois de participar das Oficinas Gastronômicas Conceituais – Um novo olhar sobre a carne suína, realizadas em dez supermercados de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Claudete mudou totalmente sua visão. “Tinha receio de misturar a carne com diversos outros alimentos, até mesmo por causa do colesterol. Agora, a carne suína entrou de vez para o cardápio da minha família”, afirma a pensionista.

A dona de casa Janete Nogueira Vieira, de 46 anos, pensava da mesma forma. Foi somente após participar das oficinas que ela deixou o preconceito de lado. “Tinha muitas dúvidas e mudei minha opinião”, reforça.

Segundo uma das coordenadoras da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, Lívia Machado, o projeto conseguiu alcançar resultados expressivos. “Se nosso objetivo era quebrar esse preconceito que existe em relação à carne suína, acredito que conseguimos. Isso pode ser avaliado pelo número de presentes nas oficinas, que superaram nossas expectativas”, destaca. Foram mais de 600 pessoas que participaram das atividades práticas e teóricas sobre o tema e que tiveram a oportunidade de degustar pratos montados nas oficinas.

Menos gordura – As orientações foram repassadas pelo médico veterinário Eurípedes Laurindo Lopes, que abordou desde a evolução do suíno no Brasil e no mundo, com o melhoramento genético e a redução da taxa de gordura, até dados numéricos sobre o consumo do produto por pessoa, que no País está em torno de 13 quilos por ano.

A nutricionista Gleiva Staciarine tentou desmistificar o preconceito que as pessoas têm em relação à carne suína. Ela esclareceu que esse alimento, ainda visto com indiferença por parte da população, tem características essenciais para a saúde humana. Já as receitas foram repassadas e preparadas pelos chefs convidados, Emiliana Azambuja e Humberto Marra.

As Oficinas Gastronômicas Conceituais – Um novo olhar sobre a carne suína foram promovidas pelo Sebrae em Goiás, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação Goiana de Supermercados (Agos), Associação das Donas de Casa do Estado de Goiás, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), e supermercados Extra, Leve, Brasil, Pão de Açúcar, Wal Mart, Empório 87, Carrefour Sul e Couto.