O 1º FIS – Fórum Integrall de Suinocultura vai promover um amplo debate sobre as diretrizes do Bem Estar Animal (BEA) na produção brasileira de suínos a partir das experiências dos principais países produtores. O evento organizado pela Integrall Consultoria será realizado no Four Points Sheraton de Curitiba entre os dias 14 e 15 de abril. O evento pretende apontar os rumos que os diferentes segmentos da suinocultura brasileira devem tomar em relação ao bem estar animal a partir de relatos e experiências de campo de diferentes continentes.
Para o médico veterinário e Coordenador do1º FIS – Fórum Integrall de Suinocultura, Dr. Iuri Pinheiro Machado “O Fórum Integrall de Suinocultura tem como proposta o amplo debate sobre um tema específico promovendo uma abordagem profunda e multidisciplinar a partir de diversos pontos de vista, através de palestras, debates e mesa redonda. Nesta primeira edição escolheu-se um assunto de altíssima relevância para o momento que é o Bem Estar Animal na Produção de Suínos” destaca.
Na programação que vai reunir especialistas europeus, norte-americanos e latinos serão debatidos temas como “Visões européia e norte americana do bem estar animal (BEA) em suinocultura” abordando os aspectos legais, ideológicos e mercadológicos, legislação européia com foco na interpretação prática e prazos para cumprimento das exigências. Os palestrantes apresentarão um histórico recente do bem estar animal do ponto de vista do consumidor e da indústria relacionando o impacto na produtividade, nos custos de produção e preços de mercado.
Durante os painéis serão apresentadas as últimas novidades e novas tecnologias em instalações, manejo e outras práticas de BEA em suinocultura. A programação será focada nos modelos construtivos adequados às normativas de BEA em suínos abordando ainda as características, custos e impacto na produtividade comparando com os sistemas convencionais de produção.
O evento vai promover uma ampla discussão envolvendo Sanidade e Fisiologia relacionadas ao BEA e aspectos relacionados aos padrões sanitários nos novos sistemas de produção voltados ao bem-estar animal e as conseqüências do alojamento coletivo sobre a dinâmica de infecção, interações sociais e problemas locomotores. O objetivo é promover avanços para superar os novos desafios, inerentes ao sistema de BEA, relacionados à saúde dos plantéis.
No segundo dia de palestras serão abordados temas relacionados ao Bem estar animal da “porteira para fora”, do transporte ao abate, na produção brasileira. No painel serão debatidos os aspectos relacionados à legislação e à qualidade do produto final desde o carregamento dos animais na granja até o abate. Ainda no segundo dia, uma experiência nacional recente com um sistema de criação baseado nos conceitos de bem estar animal será apresentada e uma mesa redonda, envolvendo vários representantes da cadeia produtiva de suínos, discutirá quais rumos a suinocultura brasileira deverá tomar em relação ao bem estar animal.
De acordo com o coordenador do Fórum “A intenção é oportunizar o encontro dos principais atores da cadeia de produção em um evento com foco bem definido e com espaço para amplo debate e interação entre os participantes, enriquecendo a discussão com a visão norte-americana e européia” destaca Dr. Iuri Pinheiro Machado. O evento conta com o apoio da ABCS, APS, AGS, ABIPECS, UFRGS, UFPR e EMBRAPA. Mais informações e inscrições no site www.integrall.org/forum