De olho na possibilidade de ampliar a atuação no Mato Grosso e atrair cargas com grãos para o porto de Santos (SP), a Seara vai investir R$ 40 milhões na construção de um terminal em Itiquira (MT). Ele terá capacidade estática de 100 mil toneladas e movimentação estimada de 2,5 milhões de toneladas de soja, milho e farelo por ano, em parceria com a América Latina Logística (ALL).
O início da operação está previsto para agosto, quando a ALL deve concluir a primeira fase do Projeto Rondonópolis, no qual estão sendo investidos R$ 700 milhões e que vai ligar Alto Araguaia a Rondonópolis por malha ferroviária. O trecho tem 260 quilômetros e Itiquira fica no meio do caminho. A segunda fase será finalizada em meados de 2012 e deve resultar na assinatura de outras parcerias para a construção de terminais.
O superintendente de grãos da ALL, Leonardo Recondo Azevedo, diz que a chegada da ferrovia e a construção do terminal da Seara vão abrir novo caminho logístico para a região. Ele explica que hoje há duas possibilidades para os agricultores: enviar a produção de caminhão por mil quilômetros até Maringá (PR), para seguir de trem até o porto de Paranaguá (PR), ou vender para as fábricas da região.
A área do terminal da Seara vai ficar no pátio da ALL, que cedeu o terreno e vai compartilhar a estrutura. O diretor de logística da Seara, Jorge Yoshii, explica que os R$ 40 milhões em investimentos estão previstos para a primeira fase do terminal, mas ele já conta com ampliação em 2012. “Vai aumentar a competitividade.”