Aconteceu na última sexta-feira, 25, em Concórdia, Assembleia Extraordinária da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) com o objetivo de definir as Normas Eleitorais da Eleição para a Diretoria e Conselho Fiscal da ACCS, Biênio 2011/2013. Conforme disciplina o Artigo 29 do Estatuto Social da ACCS, a eleição deverá obedecer às normas eleitorais aprovadas pelo conselho deliberativo superior que é o órgão máximo da Associação e é composto pela Diretoria e pelos Presidentes dos Núcleos Municipais. A Diretoria atual da ACCS coordenará o processo sucessório, convocando o Conselho Deliberativo Superior e nomeando comissões.
01. Da Comissão Eleitoral
Foram nomeados como Membros da Comissão Eleitoral: Ramirez Tapia e Felipe Penter, os quais terão as seguintes responsabilidades: Receber as inscrições das chapas – Conferir a legalidade – Coordenar a votação – Apurar os votos – Divulgar o resultado – Dar Posse aos eleitos.
02. Composição das Chapas
As Chapas serão compostas de acordo com os Artigos 30 e 34, do Estatuto Social, obedecendo às normas eleitorais aprovadas pelo Conselho Deliberativo Superior.
03. Forma de Apresentação da Chapa
– Presidente
– Membros do Conselho Fiscal
– Suplentes do Conselho Fiscal
04. Do Registro da Chapa
As Chapas deverão ser inscritas na Secretaria da ACCS, sito a Rua do Comércio, 655, centro, Concórdia – SC, encaminhada pelo candidato a Presidente, com a anuência por escrito dos participantes da chapa, até às 18 horas, do dia 25 de março de 2011.
05. Data e Local das Eleições
O Conselho Deliberativo Superior será convocado pelo Presidente da entidade para no dia 15 de abril de 2011, no auditório da ACCS, realizar a eleição da Diretoria e Conselho Fiscal da ACCS para o Biênio 2011/2013.
06. Do Direito ao Voto
Estão aptos a votar os atuais Presidentes dos Núcleos de Municipais e os Presidentes dos Núcleos Regionais, registrados na ACCS, até a data de 28 de fevereiro 2011, e o representante das Granjas de Material Genético. Em caso de ausência do Presidente do núcleo, poderá votar o Vice Presidente desde que apresente procuração assinada pelo Presidente e cópia da ata de formação da Diretoria.
PEDS – Durante a Assembleia foi apresentado aos presidentes dos núcleos regionais e municipais, o Projeto de Desenvolvimento da Suinocultura, PEDS, que tem como objetivo de levar conhecimento e treinamento aos profissionais da área da educação, saúde, agricultura, suinocultores, bem como a população em geral, relacionadas à gestão da propriedade rural, produção, manejo, manipulação e consumo da carne suína. O presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi, explicou que todos os municípios aonde foram apresentados, foram bem recebidos e o projeto teve uma boa aceitação. “Os municípios estão demonstrando interesse em participar do projeto, as ações propostas pelo PEDS vem de encontro às necessidades da suinocultura, pois o PEDS estará oferecendo conhecimento, treinamentos e ações que possam colaborar com o desenvolvimento da suinocultura em cada município” relata. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos presidentes e nas próximas semanas o PEDS será apresentado nos municípios da região oeste e sul do estado.