Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2011

Suinocultura goiana investe em produção, indústria e comercialização

Para 2011, AGS pretende focar boa parte de seu trabalho na produção de suínos no Estado, mas não deixará de contemplar as outras áreas de atuação do PNDS.

Produção, indústria e comercialização. Esse ano, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) em parceria com o Sebrae, Federação da Agricultura e Senar do estado estão em ritmo total e pretendem repetir a dose de 2010 e atender a todos os elos da cadeia suinícola. Pioneira em inúmeras ações na área de comercialização, a AGS pretende focar boa parte de seu trabalho na produção de suínos no Estado, mas não deixará de contemplar as outras áreas de atuação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).
Estão previstos diversos cursos através do Senar estadual para os colaboradores dos associados a AGS para capacitação em manejo. Serão oferecidos também cursos de cortes para aumentar o leque de profissionais no estado aptos a fazerem os cortes. Para todas essas ações será dado apoio total por parte da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg) que desde o ano passado é parceria da AGS no PNDS. O superintendente do Senar em Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima explica que produtores rurais bem capacitados resultam em produção com mais eficiência e alimento de qualidade na mesa do consumidor.

Já as campanhas “Um novo Olhar…” serão realizadas como foco na capital Goiânia e na cidade polo de suinocultura, Rio Verde. Nesses municípios estão previstos também a participação em feiras para disseminação da carne suína. A novidade nesse estará na 66ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, que contará não só com a mini granja de suínos, mas também com palestras realizadas para as crianças buscando a formação do conceito sobre a saudabilidade da carne suína e da transformação do porco-banha, para o suíno de hoje.
Segundo a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves, em 2011 a entidade dará continuidade da consultoria de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e custos nos frigoríficos iniciados no ano passado, junto ao Sebrae/GO,  no Delta Alimentos, Frigosuinos e na Granja Delta. “Essa é uma ação primordial em nosso trabalho no estado, apoiar diretamente frigoríficos de médio e pequeno porte para atenderem a demanda estadual, já que grande parte da carne suína industrializada hoje vem de outros estados para suprir a demanda, pontua a coordenadora, Lívia Machado. Para Marcos Fernando Passos, analista da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, o atendimento ao três elos da cadeia fortalece a atividade e prepara o setor para atender a um consumidor cada vez mais exigente.
Além de realizar diagnóstico técnico de capacitação e desenvolvimento das agroindústrias que abatem e processam carne no estado de Goiás. Para a área de produção também está programado o “Treinamento em Produção e Manejo de Suínos”, para capacitação de produtores e funcionários de granjas por meio da metodologia SENAR. Os módulos serão aplicados um a cada mês capacitando em seis modalidades diferentes de atuação na granja produtora de suínos.
Responsável por realizar parcerias e eventos inovadores na comercialização da carne suína, a AGS realizará novamente um dos maiores resultados apresentados pela entidade nessa área de atuação, as oficinas gastronômicas em redes de supermercados do Goiás, que somente no ano passado reuniu mais de 600 pessoas interessadas nos novos cortes e formas de preparo da carne suína. Novos cursos de cortes para  capacitação de açougueiros de supermercados e campanha um novo olhar deverão ser realizados nos próximos meses.
No dia 18 de março em reunião da sede da AGS o plano de trabalho será apresentado a todos os suinocultores ligados a entidade e parceiros e ainda no mês de março haverá um treinamento na área de produção já dentro das ações do PNDS.