Há aproximadamente um ano, a sanofi-aventis e a Merck & Co. Inc. anunciaram a criação de um líder global em saúde animal, com o objetivo de associar os negócios da Merial à Intervet Schering-Plough. A joint venture anunciada há um ano daria origem à Merial-Intervet e colocaria a nova companhia no topo do ranking veterinário global, com uma receita mundial da ordem de US$ 5,5 bilhões. No entanto, Alfredo Ihde, presidente da Merial Saúde Animal, informou ontem (22/03) em comunicado que as empresas rescindiram seu acordo de formar uma nova empresa de saúde animal. “Como resultado, a Merial e a Intervet Schering-Plough continuarão a operar independentemente”, explica Ihde.
Segundo o presidente da Merial, a decisão foi tomada em conjunto, sem qualquer tipo de problema. “As empresas estão abandonando seu acordo, principalmente, devido à complexidade da implementação da operação proposta, tanto em termos de natureza e extensão das alienações previstas, quanto à duração do tempo necessário para obter a aprovação das autoridades reguladoras da concorrência em todo o mundo”, justificou.
Mantendo as operações isoladas, Intervet e Merial voltam a ocupar, respectivamente, a segunda e terceira colocação no ranking mundial, atrás da americana Pfizer. Veja o comunicado disparado aos clientes da Merial.