Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Reunião suinícola em SC

Proprietários de Granjas de Reprodutores se reúnem na Associação Catarinense de Criadores de Suínos.

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) através de seus propósitos de organização e unidade entre todo o ciclo produtivo, reuniu esta semana, os proprietários de Granjas de Material Genético, o encontro aconteceu no auditório da ACCS, em Concórdia. Durante a reunião foi apresentado pelo Coordenador Regional Oeste – Sebrae/SC, Enio Alberto Parmeggiani, o projeto Qualidade Total Rural. O QT Rural visa melhorar a qualidade de vida e a renda da empresa rural, contribuindo para o aumento da sua produtividade e redução dos seus custos, dando ênfase às atividades de maior valor agregado e um retorno para o capital investido mais rápido, além de promover melhorias no ambiente de trabalho. Segundo o presidente da ACCS, o QT Rural, faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento da Suinocultura, PEDS. “A intenção é fazer um projeto piloto em uma ou duas granjas para ver se há ou não a necessidade do ajuste, e posteriormente implantar o projeto nas demais granjas que tiverem interesse”. Ele destaca ainda, que existe uma preocupação da entidade perante as granjas de reprodutores em oferecer alternativas para que os empresários de material genético tenham um diferencial na lucratividade para que possam contribuir cada vez mais com o melhoramento genético e fortalecer a entidade, aumentando a parceria entre os mesmos.

Para o representante das Granjas de Material Genético, Thiago Previdi, alguns assuntos terão que ser tratados com maior empenho, entre eles o aumento do valor do registro, que em um ano teve o aumento de 93.55% nos puros e de 108% nos cruzados. Os produtores estão cobrando uma maior ação da entidade Estadual frente à Nacional, pois não estão tendo retorno. Algumas propostas foram tratadas com os presentes e a mais viável seria a implantação de uma Certificação Estadual com a Cidasc, Secretaria da Agricultura e ACCS, onde não haveria mais a necessidade de efetuar o Registro Genealógico Oficial para as movimentações internas destes animais, no qual representa em torno de 80% da comercialização. Segundo o Presidente da ACCS, já está se buscando alternativas de arrecadação para as entidades, de modo a não exonerar somente os produtores de material genético.

Na oportunidade foi escolhido o representante das Granjas de Material Genético para diretoria da ACCS Biênio 2011/2013, sendo reeleito Thiago Previdi. Lorenzi diz que estes encontros são de suma importância, principalmente para esta classe que detém toda a tecnologia e material genético que continua mantendo Santa Catarina como maior e melhor produtor de suínos do Brasil.