A Fazenda Brasil está exultante desde o último mês de dezembro de 2010. E não é para menos. Afinal, não são muitas as empresas que podem se orgulhar de possuírem o certificado do Selo Suíno Paulista, conferido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e que é auditado pela Fundação Vanzolini. A empresa é a quarta granja a receber este selo que exige o cumprimento de rigorosas normas de qualidade por parte do criador e da propriedade como rastreabilidade, alimentação, bem-estar animal, tratamento de dejetos, condições de trabalho e preservação ambiental.
Resultado da luta e do espírito empreendedor do imigrante italiano Umberto Brunelli, a empresa conta hoje com um plantel de quatro mil matrizes. Em 1975, Umberto já era um bem sucedido empresário no ramo dos transportes, mas decidiu seguir a sua verdadeira paixão – a lida com as coisas da terra. Adquiriu então uma fazenda localizada no município de Jambeiro, SP, e decidiu dar à propriedade o nome do país que tão bem o acolhera: nascia a Fazenda Brasil.
Hoje o negócio conta com a ajuda de seus filhos, Sandra Brunelli, Umberto Filho, Elisabete, do cunhado Celso, e do Alessandro – contratado recentemente para ser o gerente de produção. Sandra é engenheira agrônoma com MBA em gestão empresarial pela FGV, e já ocupou a presidência da câmara setorial da carne suína e hoje é vice-presidente da Associação Paulista dos Criadores de Suínos. Foi com ela que o Infosuínos conversou para sabermos um pouco mais da história dessa verdadeira referência na suinocultura nacional. Veja a seguir trechos da entrevista.
Infosuínos: Como a família se interessou pela suinocultura?
Sandra Brunelli: Meu pai Umberto Brunelli nasceu na Itália em 1930. Após enfrentar o complicado período da 2ª Guerra Mundial ainda adolescente, veio para Brasil com 19 anos, apenas com coragem e a vontade de vencer. Foi primeiro carpinteiro, mas em 1960 já tinha uma transportadora atuante. Mas meu pai sempre teve uma paixão pela suinocultura. Sua família na Itália já atuava com a comercialização de suínos, e por isso, assim que ele viu a oportunidade de começar a criar estes animais, não mediu esforços. Papai fez inúmeras viagens dentro e fora do país para pesquisar, aprender e se informar. Construiu desde o início uma granja moderna e com todas as exigências para obter os melhores resultados zootécnicos.
Infosuínos: Recentemente a sua empresa recebeu o selo de certificação “Suíno Paulista”. Qual a importância desta conquista, e como ela reflete os princípios de atuação da empresa?
Sandra Brunelli: A conquista do Selo Suíno Paulista foi a coroação de uma historia de muitas lutas e muita superação. O próprio processo de certificação foi por si só um processo de superação. As exigências eram enormes, e de início parecia um sonho impossível de ser atingido. Mas, procuramos envolver toda a equipe, motivar todo nosso pessoal e fazer com que todos vissem nesse desafio um grande “combustível” para atingirmos novos patamares de qualidade. Paramos a fazenda toda e chamamos todos os funcionários para uma palestra de motivação, onde explicamos o que pretendíamos. Isso criou um clima de cooperação que foi vital para a conquista de nosso objetivo. Em certas horas parecia uma verdadeira operação de guerra, pois tínhamos várias frentes de trabalho: mudanças na organização, pintura, reformas, treinamentos, introdução de processos em toda a empresa, reformas elétricas, novo projeto para fábrica ração, realizar as mudanças necessárias para atender a toda legislação vigente, etc… Realmente não foi fácil. Foram necessários investimentos, mas acima de tudo, muita cooperação. Com certeza o segredo do sucesso foi a equipe que estava altamente comprometida e teve alto desempenho. Por isso no dia da entrega do selo, quando recebemos a placa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, demos para todos nossos funcionários um troféu que reunia o logo comemorativo dos 50 anos da fazenda, o logo do selo e os dizeres “A VITÓRIA É DE TODOS NÓS”. Foi uma grande alegria festejarmos com os nossos amigos do setor produtivo e com as famílias dos nossos funcionários essa enorme conquista.
Infosuínos: Realmente é muito trabalho envolvido no processo. Valeu a pena?
Sandra Brunelli: Para nós valeu todos os esforços, pois acreditamos em nosso setor. Produzimos proteína animal de excelente qualidade, com rastreabilidade em todo o processo, atendendo às mais modernas exigências, tanto dos órgãos reguladores, como dos próprios consumidores. Fazendo hoje uma reflexão, vemos que realmente não foi fácil, porém hoje, além do título, temos uma equipe de trabalho motivada, e os nossos animais já estão respondendo a todas as melhorias implementadas. Sabemos a importância do recurso humano no processo, e hoje podermos valorizar nossos funcionários ainda mais, pois eles foram peças fundamental para que pudéssemos chegar aonde chegamos. Sabemos que os desafios não param e que temos ainda muito a melhorar, mas seguimos acreditando e lutando, e temos a certeza de que estamos no caminho certo. Hoje estamos atendendo todas as exigências da legislação vigente. Isto nos dá muito orgulho, e também a certeza de que podemos enfrentar os desafios que certamente virão, em quem sabe mais 50 anos na atividade. É ousado sim, mas seguindo o exemplo do nosso fundador acreditamos que temos vontade de sobra pra isso, que isso já é grande parte da receita para o sucesso.
Infosuínos: Em sua opinião, quais os principais desafios para a suinocultura nacional atualmente?
Sandra Brunelli: Quanto ao setor, sabemos que temos um imenso desafio. Investimos muito “dentro da porteira” – nossos animais evoluíram muito. Mas, infelizmente, ainda temos um grande desafio, que é o de informar corretamente o consumidor. Ainda sofremos muito com preconceito e com os mitos errôneos associados à carne suína. Nosso maior desafio está em introduzir a carne suína no cardápio diário da população brasileira, e para isso acreditamos em ações como o Selo Suíno Paulista, que possibilitam garantir a qualidade para o consumidor do produto ofertado, e também poderão auxiliar na diminuição dessa distância que ainda existe entre o produtor e o consumidor.
A Associação Paulista dos Criadores de Suínos tem trabalhado de forma árdua e o fato de podermos ter hoje em nosso estado esse Selo é prova disso. Criamos dessa forma um diferencial através da garantia de qualidade e da rastreabilidade, o que mostra para o consumidor final a garantia de origem e de processo. Precisamos continuar investindo no marketing da carne suína. Acredito que isso trará excelentes resultados para o nosso setor.
Acesse a nota no site original. Clique aqui.