No dia 14 de abril representantes de diversas entidades ligadas ao setor suinícola estiveram reunidos na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abstecimento (Seapa) para discutirem temas que fazem parte do cotidiano do setor.
“As câmaras representam a cadeia produtiva de cada setor e existem para induzir o crescimento do mesmo” explicou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) e presidente desta Câmara Técnica.
Dando início às atividades, o professor da UFMG Afonso Liguori de Oliveira falou sobre o bem estar animal: Bem Estar, Saúde e Qualidade da Carne e Derivados. Em seguida a disponibilidade de milho, sorgo e soja para Minas Gerais foram tema da palestra do Dr. João Carlos Garcia, da Embrapa CNPMS.
Também na pauta do dia o Sistema de Vigilância Sanitária na Zona Livre de Peste Suína , que contou com a explanação da coordenadora do programa de defesa sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) Júnia Mafra Gonçalves. O atual estágio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura em Minas Gerais, tema apresentado pela gerente executiva da Asemg, Sabrina Cardoso também esteve em discussão.
Finalizando os trabalhos o secretário do Conselho Estadual de Política Agrícola do Estado, Lindomar Antônio Lopes tratou da reformulação da Câmara, que a partir da próxima reunião passa a contar com a presença de 21 entidades ligadas ao setor. Também foram decididas as datas das próximas reuniões: 09/06/2011, 15/9/2011 e 17/11/2011.