O ano de 2011 começou com bons resultados para o setor avícola. O Paraná fechou o primeiro trimestre de 2011 com um aumento de mais de 6% no abate de frango de corte, com relação ao mesmo período de 2010, chegando a um acumulado de 346.296.353 cabeças de frango. Esse é o maior número trimestral dos últimos cinco anos na produção avícola do estado. Desde o ano 2000, o Paraná é o líder nacional na produção de aves.
As exportações são o principal incentivo para o crescimento da produção. No primeiro trimestre, as indústrias paranaenses atingiram o volume de 242.158.230 quilos de carne, o que representa 25,92% das exportações nacionais. O faturamento foi de R$ 242 milhões com aumento de 13% frente ao primeiro trimestre do ano passado. De acordo com Domingos Martins, presidente do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná), a tendência é que as exportações continuem com um bom ritmo.
“O aumento do faturamento das exportações e da produção é resultado de um trabalho que o Sindiavipar vem desenvolvendo para buscar novos mercados e, junto com a Associação Brasileira de Avicultura (Ubabef), recuperar os preços internacionais. Mesmo com o cambio desfavorável, estamos conseguindo agregar valor aos nossos produtos. Isso é devido à disponibilidade e à variedade que as indústrias avícolas do Paraná apresentam. Somado a isso, a qualidade do frango paranaense é um diferencial no mercado externo”, observou Martins.