Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Suinofest 2011 será palco de ações do PNDS no RS

Tradicional evento gaúcho realizado em Encantado realizará palestra com nutricionista, oficinas de carne suína, além dos já tradicionais seminários.

Faltando pouco mais de um mês para o início da Suinofest 2011, novas atrações acabam de ser confirmadas e serão um atrativo a mais para quem prestigiar o evento. Realizado desde o ano passado em 09 estados do Brasil, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que tem como objetivo aumentar o consumo per capita de carne suína no país em dois quilos (em 2010 foi de 14,5 kg), realizará duas palestras, sendo uma de mercado a ser proferida pelo presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), e outra palestra  nutricional que reunirá alunos de toda região nas áreas de medicina, nutrição e gastronomia para conheceram as potencialidades da carne suína e sua importância nutricional. Outra novidade será as duas oficinas gastronômicas e de cortes suínos  de carne suína na Suinofest.

No dia 10 de junho, a nutricionista e consultora em turismo e gastronomia, Bianca Antonini, realizará a palestra “Carne Suína – consumindo com saúde e sabor”,  abordando aspectos nutricionais relativos à carne suína e seus benefícios para a saúde humana. Bianca também falará a respeito da importância de uma boa apresentação da carne, além de apresentar argumentos que comprovam que a mesma é de fácil digestão e consumo e, sobretudo, que “a carne suína é parceira de um cardápio saudável”, como a mesma gosta de frisar em suas palestras.

Bianca Antonini, além de nutricionista também é Especialista em Gerência da Qualidade na Produção de Refeições, Mestre e Bacharel em Turismo e Hotelaria; Vice-presidente do Conselho Regional de Nutrição – Santa Catarina; Assessora de Alimentos e Bebidas da ABIH-SC; Consultora nos projetos de Turismo, Hotelaria e Gastronomia em parceria com do Ministério do Turismo, SEBRAE, ABIH e ABRASEL no estado de Santa Catarina, além de Professora dos cursos de Pós-Graduação AGROQUALITY e QUATER em Enogastronomia, parceria com a Itália; FUNDASC – Hotelaria e Nutrição Hospitalar, na ASSESC – Pós em Gestão de Eventos, na UNIVALI, Qualidade em Alimentação e Nutrição e Gestão e Planejamento de Eventos.

Também no dia 10 de junho, será realizado um seminário abordando questões relativas ao mercado e a suinocultura brasileira, entre outros assuntos. Confira, a seguir, a programação detalhada:

13h – Inscrições;

13h30min – Abertura;

14h – Palestra: A Fome no Mundo e a Produção Sustentável de Alimentos: Desafios para o Agronegócio Brasileiro e Agricultura Familiar – Palestrante: Flauri Migliavacca – Coordenador do Conselho Técnico da ACSURS e Diretor Técnico da Mig-PLUS Agroindustrial Ltda;

15h – Palestra: O Mercado para a Suinocultura Brasileira – Palestrante: Valdecir Luis Folador – Presidente ACSURS;

16h – 16h15min: Intervalo;

16h15min – 17h15min: Apresentação do Andamento do Projeto-Piloto Vale do Taquari Ambiental – Coleta e Destinação de Resíduos da Saúde Classe II,  Tratamento de Dejetos Suínos e Uso Racional da Água/Cisternas;

17h15min – 17h45min: Plenária Final e Encaminhamentos;

17h45min – Encerramento.

Já no dia 17 de junho (sexta-feira) às 20h e no dia 18 (sábado), as 11 e 17h, a culinarista e professora de gastronomia, Rejane Lorenzon, ministrará oficinas à base de carne suína, mostrando ao público pratos fáceis, rápidos, deliciosos e nutritivos que podem ser preparados, incentivando o consumo de carne suína.

O PNDS está sendo desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), SEBRAE Nacional e CNA Brasil em nível nacional e pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e SEBRAE RS no estado.

Para Julio Medeiros, Coordenador dos Seminários da Suinofest 2011, “o apoio do PNDS, do SEBRAE, da ABCS e da Acsurs na estruturação e viabilização da participação dos palestrantes e coordenadores de oficinas, bem como a divulgação que dará ao evento, será de grande importância para a obtenção dos resultados que a organização da Suinofest 2011 e suas diversas entidades parceiras esperam. Teremos, sem dúvida, um grande evento, do ponto de vista da qualidade dos temas e palestrantes presentes, bem como em relação a um dos objetivos a que a Suinofest se propõe, que é a divulgação visando o aumento do consumo da carne suína e a discussão e encaminhamentos das grandes questões que afetam o segmento da suinocultura”.

Segundo Lívia Machado, Coordenadora do PNDS, “acreditamos, ABCS, Acsurs e SEBRAE RS que o ganho com a participação de ações na Suinofest é coletivo. A feira já é uma referência do setor e o PNDS terá uma importância relevante ao levar informação nutricional e de preparo da carne suína aos participantes do evento. Os cursos de cortes suínos serão também uma rica oportunidade de disseminação do conceito da possibilidade de variedade e aproveitamento da carcaça suína“.

Em 2010, o PNDS no Rio Grande do Sul capacitou 600 pessoas nas oficinas gastronômicas, 183 em palestras e 117 em cursos de cortes, buscando incentivar o consumo da carne suína e desmistificar seus mitos.