Faltando pouco mais de um mês para o início da Suinofest 2011, novas atrações acabam de ser confirmadas e serão um atrativo a mais para quem prestigiar o evento. Realizado desde o ano passado em 09 estados do Brasil, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que tem como objetivo aumentar o consumo per capita de carne suína no país em dois quilos (em 2010 foi de 14,5 kg), realizará duas palestras, sendo uma de mercado a ser proferida pelo presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), e outra palestra nutricional que reunirá alunos de toda região nas áreas de medicina, nutrição e gastronomia para conheceram as potencialidades da carne suína e sua importância nutricional. Outra novidade será as duas oficinas gastronômicas e de cortes suínos de carne suína na Suinofest.
No dia 10 de junho, a nutricionista e consultora em turismo e gastronomia, Bianca Antonini, realizará a palestra “Carne Suína – consumindo com saúde e sabor”, abordando aspectos nutricionais relativos à carne suína e seus benefícios para a saúde humana. Bianca também falará a respeito da importância de uma boa apresentação da carne, além de apresentar argumentos que comprovam que a mesma é de fácil digestão e consumo e, sobretudo, que “a carne suína é parceira de um cardápio saudável”, como a mesma gosta de frisar em suas palestras.
Bianca Antonini, além de nutricionista também é Especialista em Gerência da Qualidade na Produção de Refeições, Mestre e Bacharel em Turismo e Hotelaria; Vice-presidente do Conselho Regional de Nutrição – Santa Catarina; Assessora de Alimentos e Bebidas da ABIH-SC; Consultora nos projetos de Turismo, Hotelaria e Gastronomia em parceria com do Ministério do Turismo, SEBRAE, ABIH e ABRASEL no estado de Santa Catarina, além de Professora dos cursos de Pós-Graduação AGROQUALITY e QUATER em Enogastronomia, parceria com a Itália; FUNDASC – Hotelaria e Nutrição Hospitalar, na ASSESC – Pós em Gestão de Eventos, na UNIVALI, Qualidade em Alimentação e Nutrição e Gestão e Planejamento de Eventos.
Também no dia 10 de junho, será realizado um seminário abordando questões relativas ao mercado e a suinocultura brasileira, entre outros assuntos. Confira, a seguir, a programação detalhada:
13h – Inscrições;
13h30min – Abertura;
14h – Palestra: A Fome no Mundo e a Produção Sustentável de Alimentos: Desafios para o Agronegócio Brasileiro e Agricultura Familiar – Palestrante: Flauri Migliavacca – Coordenador do Conselho Técnico da ACSURS e Diretor Técnico da Mig-PLUS Agroindustrial Ltda;
15h – Palestra: O Mercado para a Suinocultura Brasileira – Palestrante: Valdecir Luis Folador – Presidente ACSURS;
16h – 16h15min: Intervalo;
16h15min – 17h15min: Apresentação do Andamento do Projeto-Piloto Vale do Taquari Ambiental – Coleta e Destinação de Resíduos da Saúde Classe II, Tratamento de Dejetos Suínos e Uso Racional da Água/Cisternas;
17h15min – 17h45min: Plenária Final e Encaminhamentos;
17h45min – Encerramento.
Já no dia 17 de junho (sexta-feira) às 20h e no dia 18 (sábado), as 11 e 17h, a culinarista e professora de gastronomia, Rejane Lorenzon, ministrará oficinas à base de carne suína, mostrando ao público pratos fáceis, rápidos, deliciosos e nutritivos que podem ser preparados, incentivando o consumo de carne suína.
O PNDS está sendo desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), SEBRAE Nacional e CNA Brasil em nível nacional e pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e SEBRAE RS no estado.
Para Julio Medeiros, Coordenador dos Seminários da Suinofest 2011, “o apoio do PNDS, do SEBRAE, da ABCS e da Acsurs na estruturação e viabilização da participação dos palestrantes e coordenadores de oficinas, bem como a divulgação que dará ao evento, será de grande importância para a obtenção dos resultados que a organização da Suinofest 2011 e suas diversas entidades parceiras esperam. Teremos, sem dúvida, um grande evento, do ponto de vista da qualidade dos temas e palestrantes presentes, bem como em relação a um dos objetivos a que a Suinofest se propõe, que é a divulgação visando o aumento do consumo da carne suína e a discussão e encaminhamentos das grandes questões que afetam o segmento da suinocultura”.
Segundo Lívia Machado, Coordenadora do PNDS, “acreditamos, ABCS, Acsurs e SEBRAE RS que o ganho com a participação de ações na Suinofest é coletivo. A feira já é uma referência do setor e o PNDS terá uma importância relevante ao levar informação nutricional e de preparo da carne suína aos participantes do evento. Os cursos de cortes suínos serão também uma rica oportunidade de disseminação do conceito da possibilidade de variedade e aproveitamento da carcaça suína“.
Em 2010, o PNDS no Rio Grande do Sul capacitou 600 pessoas nas oficinas gastronômicas, 183 em palestras e 117 em cursos de cortes, buscando incentivar o consumo da carne suína e desmistificar seus mitos.