O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou hoje a 8 estimativa da safra de grãos no ciclo 2010/2011 que deverá atingir 160 milhões de toneladas, o que representa um novo recorde histórico. O bom resultado deve-se ao aumento de 6,9% na produção – 10 milhões de toneladas a mais que o colhido na safra anterior. O acréscimo de apenas 3,9% na área cultivada (1,84 milhão de ha a mais que o utilizado no ciclo 2009/2010) retrata a eficiência produtiva do país.
Também contribuíram para o desempenho da safra o aumento da área plantada das principais culturas, como algodão, feijão 1 e 2 safras, soja e arroz e a boa influência do clima sobre o desenvolvimento das lavouras.
“Percebemos um crescimento bastante acentuado na produção agrícola brasileira. Só nos últimos dez anos, o mundo consumiu 70 milhões de toneladas a mais do que produziu. Se conseguirmos resolver problemas de infraestrutura e de investimento, teremos grandes perspectivas para a produção agrícola brasileira”, afirma o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães. As informações são do Mapa.