Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Parceria Embrapa e UFFS

A intenção das duas instituições é desenvolver cursos de pós-graduação e pesquisas em conjunto. A primeira delas envolve geração de energia elétrica.

A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abriu nesta semana o diálogo para a formalização de uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A intenção das duas instituições é desenvolver cursos de pós-graduação e pesquisas em conjunto. Uma das primeiras iniciativas vai reunir pesquisadores da Embrapa e da universidade para estudar a utilização de biomassa para a geração de energia elétrica.

O reitor da UFFS, Jaime Giolo, acompanhado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, e pela assessora Iara Dreger, reuniu-se com a direção da Embrapa Suínos e Aves na segunda-feira, dia 9, em Concórdia (SC). O reitor apresentou a universidade, que atua há um ano com campus instalados nas cidades de Chapecó (SC), Laranjeiras do Sul (PR), Realeza (PR), Erechim (RS) e Cerro Largo (RS). No total, a UFFS conta com 42 cursos e cerca de 2 mil alunos.

Por serem instituições federais e localizadas em cidades próximas, a Embrapa Suínos e Aves e a UFFS possuem um natural interesse em desenvolver projetos conjuntos. Para o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, é possível pensar de imediato na prospecção de cursos de especialização e mestrado, já que a UFFS oferta na graduação opções como Agronomia e Veterinária. “São muitos os interesses em comum”, disse Talamini.

O reitor Jaime Giolo também destacou a facilidade de aproximação com a Embrapa. “Estamos no início, com apenas um ano de vida, e ainda não temos toda a estrutura necessária. Mas certamente evoluiremos. Com o apoio da Embrapa, avançaremos ainda mais rápido”, afirmou o reitor. Ficou acertado na reunião de segunda-feira que serão realizados encontros periódicos a partir de agora para alinhavar as ações em parceria. Outras instituições de ensino e pesquisa, como o Instituto Federal Tecnológico – Campus de Concórdia (IFET), também serão convidadas.

Outra definição do primeiro encontro é que será formado um grupo de trabalho com pesquisadores da Embrapa e da UFFS para analisar ações de pesquisa na linha da energia alternativa. O ponto de partida será o projeto sobre uso de biomassa já alinhavado pelo UFFS.