Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião

Qualidade Total Rural

Encontro promovido pela ACCS discute princípios e os fundamentos da qualidade no gerenciamento dos negócios.

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) realizou na última sexta-feira, 13, um encontro com o Sebrae SC, com o objetivo de discutir e alinhar as primeiras ações do projeto Qualidade Total Rural. Estiveram presentes o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, o secretário executivo Ramirez Tápia, o sócio proprietário da Granja Bagdá, Oraldi Martelli e a Consultora do Sebrae, Karla Szymanski.

De acordo com a Consultora do Sebrae, Karla Szymanski, o Programa Sebrae da Qualidade Total Rural, permite aos empresários rurais e aos seus colaboradores entender e praticar os princípios e os fundamentos da qualidade no gerenciamento dos negócios. “O Programa piloto a ser realizado é o De Olho na Qualidade Rural, que é parte do QT Rural, compondo a grande base para a implantação da qualidade total. O De Olho contempla a aplicação do método japonês dos 5S, uma ferramenta de gestão que trabalha essencialmente a mudança de hábitos e comportamento” explica.
Segundo o presidente da ACCS, o projeto, faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento da Suinocultura, PEDS. “A intenção é fazer um projeto piloto na Granja Bagdá para ver se há ou não a necessidade de ajustes, e posteriormente implantar o projeto nas demais granjas que tiverem interesse”.
Szymanski comenta que durante o projeto piloto que será realizado na granja Bagdá, o programa De Olho na Qualidade Rural, será repassado em linguagem simples através de treinamentos, atividades práticas e visitas de acompanhamento (orientação) às granjas, incentivando melhorias. ”Serão abordadas no De Olho as etapas: Sensibilização, Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida”.
Lorenzi destaca ainda, que existe uma preocupação da entidade perante as granjas de reprodutores em oferecer alternativas para que os empresários de material genético tenham um diferencial na lucratividade para que possam contribuir cada vez mais com o melhoramento genético e fortalecer a entidade, aumentando a parceria entre os mesmos. Oraldi Martelli acredita que o programa será uma oportunidade de buscar conhecimentos e com isso uma conscientização e profissionalização. “O QT Rural nos ajudará a evoluir em nível de organização de nossa granja. Acredito que o programa será de grande importância para a propriedade”.
A consultora finaliza dizendo que o Programa De Olho proporciona um salto de qualidade, “pois melhora a qualidade dos produtos e dos serviços, combate hábitos que geram desperdícios, melhora a produtividade e a competitividade, proporciona maior comprometimento de cada um com o trabalho de todos, incentiva o desenvolvimento de liderança, gera maior motivação pelo trabalho, entre outros”.