Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Milho em MG

Resultado da colheita do milho surpreende agricultores mineiros. Para comemorar, Pato de Minas celebra mais uma edição da Fenamilho.

crops in the heartland — Image by © Royalty-Free/Corbis
crops in the heartland — Image by © Royalty-Free/Corbis

A colheita do milho nos 550 hectares que o agricultor Iraci Porto plantou em Patos de Minas, região do Alto Paranaíba, está quase acabando e a alegria no rosto do produtor tem um bom motivo. “A adubação foi bem feita, a correção do solo e a produtividade são boas, o rendimento está em torno de 180 a 190 sacas por hectare”.

A boa produtividade ajuda na contagem final da produção de milho em Minas Gerais. De acordo com o levantamento da Conab, o estado vai colher na safra de verão, mais de 5,8 milhões de toneladas do grão, tornando-se o maior produtor nacional do milho primeira safra.

Outro fator que anima os produtores é o preço pago pelo grão no mercado, praticamente o dobro do que recebiam no mesmo período do ano passado. A expectativa é boa porque a safra está terminando e a demanda pelo produto está muito grande.

Para comemorar o momento, começa nesta sexta (03) em Patos de Minas, mais uma edição da Festa Nacional do Milho.

Entre as principais atrações está a Casa da Cultura do Milho, uma mostra permanente sobre a história e origem do grão.

A principal novidade da Fenamilho este ano é a Agrofena, um sistema que vai ajudar o agricultor a adquirir máquinas e insumos. Cláudio Nasser, presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, explica como funciona.