Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Efeitos da E. Coli

Bruxelas se mostra descontente com manutenção do embargo russo a legumes da União Europeia.

A Comissão Europeia expressou nesta quarta-feira “profundo descontentamento” com a manutenção do embargo russo sobre a importação de legumes europeus em resposta à epidemia causada por uma virulenta cepa da bactéria E.coli, apesar da promessa de Moscou de suspender a medida.

“A Comissão expressou profundo descontentamento porque a suspensão do embargo sobre as importações acordada em uma reunião UE-Rússia celebrada na semana passada ainda não foi implementada”, lamentou uma fonte do Executivo comunitário.

“A origem da contaminação foi identificada claramente e eliminada do mercado, o que justifica ainda menos a manutenção do embargo”, completou a fonte.

Bactéria em alface – As autoridades sanitárias da Alemanha descobriram a bactéria E.coli em folhas de alface, em uma área da região de Fürth, na Baviera, no Sudeste do país. O anúncio, feito na manhã desta terça-feira, ocorre quatro dias depois de as autoridades suspenderem o alerta contra o consumo da verdura. Os especialistas vão examinar os setores de distribuição e determinaram a retirada da alface dos supermercados.

No entanto, eles consideram improvável que haja uma relação entre a descoberta em Fürth e o surto infeccioso de E.coli, no Norte da Alemanha, que contaminou mais de 3.200 pessoas e causou 35 mortes.