Na avicultura, a luz elétrica tem grande utilidade. Ela é utilizada para manter as aves ativas e influenciar diretamente na produção de ovos. É a chamada avicultura de rampa. Há algum tempo, esse trabalho era feito manualmente. Quando chegava a hora de ligar ou desligar a luz, o produtor ia para o galpão e fazia essa tarefa. Um tempo depois, começaram a surgir alguns aparelhos eletrônicos que realizavam o trabalho, desde que programados. No entanto, para evitar que a luz seja acesa e apagada bruscamente, a Embrapa Suínos e Aves desenvolveu o Dimmer IEM-LUX, em parceria com um inventor. O aparelho nada mais é que um controlador automático de luminosidade, de aproximadamente 25cm x 25cm, que promete simular o início do dia ou a chegada da noite.
“O que o Dimmer faz é otimizar a utilização da luz dentro do galpão. Ele liga a luz na hora programada aos poucos, simulando o início do dia. Para o momento que estiver programado o final do período de luz, a luz diminui até ser apagada, simulando o final do dia”, conta Marcio Saatkamp, analista da área de transferência de tecnologias da Embrapa Suínos e Aves.
Segundo ele, o primeiro benefício do aparelho é a redução do stress dos animais, já que a luz liga e desliga aos poucos, evitando qualquer tipo de choque para as aves. Além disso, o produtor consegue ainda economizar energia.
“O Dimmer também armazena em uma memória tudo o que acontece durante o lote. Ele tem capacidade para 6 mil registros, o que equivale a mais de um lote. Outra coisa interessante é que ele trabalha com compensação de luz em relação à luz externa”, explica o analista.
Para ele, os primeiros cuidados devem ser com a instalação, que deve ser feita por técnicos. O segundo passo é a questão da regulagem. Deve-se ter cuidado também com o profissional que irá manejar o aparelho, pois o programa de luz inserido não deve ser alterado. Além disso, são exigidos apenas os cuidados normais utilizados em aviários com equipamentos.
“Deve-se ter cuidado com descargas elétricas e evitar que caia água no equipamento, ou seja, cuidados básicos normais”, diz Saatkamp.
A Embrapa desenvolveu o equipamento com um parceiro. Já a comercialização do produto é feita pela empresa Inobram Automações que, além de comercializar o equipamento, oferece a assistência técnica. O preço gira em torno de R$1.000.
“Esse é o preço do equipamento que suporta uma carga de 10.000V, o que significa ter 100 lâmpadas de 100W. Esse é o preço dele instalado. No entanto, uma região mais longe tem despesas de frete maiores. Já produtores que possuem vários aviários e precisam comprar vários aparelhos, podem negociar o preço. Portanto, o valor varia para mais ou para menos”, diz o analista.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Suínos e Aves através do número (49) 3441-0400.