O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, disse ontem (27), na abertura oficial da 34a Expointer, no Armazém B do Cais do Porto, em Porto Alegre (RS), que está na expectativa para que o maior número possível de animais inscritos para a feira possa participar.
Para Folador, no entanto, como inexiste circulação viral e pelo fato dos animais disporem de status sanitário adequado, não haveria necessidade da realização desses novos procedimentos. “Vendemos um bom número de suínos na feira e a participação de um maior número de animais seria muito positiva. Se o cumprimento de todas essas exigências tiver de ser realizado, esperamos que elas não fiquem limitadas apenas aos suínos, mas a todas as raças animais”, afirma.
Durante o lançamento da Expointer, a Superintendência Federal do Mapa no Rio Grande do Sul deu a entender, de maneira informal, que a legislação precisará ser cumprida. Encontro entre as partes para uma solução deverá ser realizado até o final desta semana ou ainda na próxima.
Criadores de suínos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina inscreveram 161 animais para a edição deste ano, que acontece de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).