Um dos mais importantes eventos agropecuários e de maquinário da América Latina, a Expointer, está prestes a começar. E, como acontece há décadas, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) estará presente, administrando o Pavilhão de Suínos e recebendo autoridades e suinocultores em seu Centro de Convívio, tendo em vista uma programação recheada de atrações.
O presidente da entidade, Valdecir Folador, sinaliza que, apesar da ausência dos suínos na feira, o espaço da suinocultura estará aberto à visitação, trazendo ao público oficinas e eventos relacinados ao setor. Acompanhe maiores informações abaixo.
Oficinas de carne suína: PNDS em ação
Nesta edição da Expointer serão realizadas nove oficinas de cortes e preparo da carne suína, diariamente às 14h, no estande do SEBRAE/RS, no Pavilhão Internacional, tendo em vista o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – PNDS, o qual está sendo realizado em vários Estados do Brasil e, no Rio Grande do Sul, está à cargo da Acsurs e do SEBRAE/RS. O PNDS busca alavancar o consumo da carne suína no Brasil em 2 quilos per capita. As oficinas serão ministradas pela culinarista Fernanda Moreira e pelo consultor em cortes de carnes do Sebrae/RS, Marcelo Conceição, além do Diretor Executivo do PNDS no Rio Grande do Sul, Rodrigo Rizzo.
A ação consistirá em um evento composto de uma oficina de corte e preparo de carne suína e de atividade de orientação nutricional. A oficina será realizada a partir das 14h e iniciará com apresentações das entidades parceiras e de uma abordagem sobre qualidades nutricionais da carne suína. Na sequência, ocorrerá a demonstração de manuseio e preparo da carne suína, assim como a degustação. Após a oficina, iniciará a atividade de orientação nutricional, destinada ao público da Expointer.
Vetanco, Parceira da Suinocultura Gaúcha realiza evento no Centro de Convívio
A Vetanco do Brasil realiza mais uma vez o seu tradicional evento. O 3o Espaço Vetanco/Santa Clara, realizado em parceria com a Cooperativa Santa Clara, ocorrerá no dia 31 de agosto, a partir das 18h. Assim como nos anos anteriores, as empresas, receberão clientes, parceiros e suinocultores para a realização de uma confraternização.
Pavilhão da Suinocultura recebe empresas do setor
Além das atividades e eventos já citados, será realizada também durante toda a Expointer a venda e comercialização de produtos do setor da suinocultura. Para tanto, várias empresas já confirmaram presença esse ano no Pavilhão da Suinocultura, entre elas constam: Barriga Verde, que fabrica e vende máquinas e equipamentos para a suinocultura; Álamo Indústria e Comércio Ltda, que comercializa escamoteadores, creches e piso térmicos para suínos; Joape Indústria de Equipamentos Ambientais Ltda, que vende climatizadores evaporativos e veículos elétricos; além de outras empresas que atuam na área de artesanato e indumentária gaúcha.