Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

Capacitação em suinocultura

ABCS e Senar Nacional lançam treinamento na produção de suínos. Aprimorar qualidade na produção é fundamental para o desenvolvimento do setor.

Capacitação em suinocultura

Aprimorar a qualidade na produção é um dos princípios básicos para o desenvolvimento do setor e, para isso, é preciso ter profissionais cada vez mais preparados. Com a meta de aumento em 2kg per capita previsto pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a produção é um dos elos que mais demandam atenção. Pensando nisso, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em uma parceria inédita para o setor com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) lançaram um treinamento qualitativo para suinocultores, gerentes e colaboradores de granja de suínos que deverão começar a operar nos estados participantes do Projeto no mês de outubro.

Divido em 7 módulos, o treinamento tem como objetivo gerar informações de unificação e melhoria nos processos produtivos e padronização na produção, melhorando a eficiência dos trabalhos e dos índices zootécnicos e econômicos produtivos. A divisão dos módulos é referente às áreas macros da atividade como manutenção da granja, manejo de reprodução, maternidade, terminação e creche, além da fábrica de ração. “A suinocultura é um atividade dinâmica com uma rapidez enorme em evolução dos seus processos, por isso, a necessidade de capacitarmos esses profissionais e proporcionar a atividade melhores condições de competir em qualidade e produtividade”, reforça o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
As exigências dos mercados importadores de carnes, a globalização da produção e investimentos com seus impactos na economia mundial intensificam a necessidade de formar produtores, colaboradores, fornecedores e todos envolvidos na cadeia, que muitas vezes apresentam carência de informação e, segundo o consultor da Integrall Soluções em Produção Animal, Ronie Pinheiro, “As ações propostas pelo treinamento aprimoram também o grau de satisfação do colaborador, ampliando seu reconhecimento e até sua remuneração, o que retorna diretamente para o crescimento da atividade”, conclui.
Como parte do PNDS, a idealização do treinamento surgiu da necessidade de uma capacitação padronizada que eleve o grau de tecnificação das granjas brasileiras. “Toda atividade precisa de constante aprimoramento e com a suinocultura não poderia ser diferente, cada estado tem necessidades diferentes e o modelo proposto por essa parceria viabiliza a aplicação de inúmeras maneiras o que facilita a adesão dos colaboradores e gerentes”, comentou o chefe do Departamento Técnico do Senar/GO, Flávio Henrique Silva. A mesma opinião divide o médico-veterinário do Senar/SC, Olices Osmar Santini “nosso estado tem pequenos e grandes produtores, a maioria de integração, e o formato proposto possibilita que sejam atendidas as necessidades específicas e comuns”, reforçou.
O treinamento será realizado pelos instrutores do Senar nos estados, já capacitados no inicio de 2010 pela Integrall Soluções, em parceria com as associações estaduais de suinocultura, por meio do PNDS. “Nossa expectativa é que o treinamento desenvolvido para a suinocultura por meio da expertise do SENAR seja efetivado a partir desse processo educacional proposto e que traga a evolução necessária e solicitada pelo setor”, resumiu a coordenadora da área de desenvolvimento de programas do Senar, Patrícia Machado Gomes.
As associações estaduais serão o elo mobilizador nos estados e o Senar Uf’s viabilizará financeiramente os treinamentos. “Acredito que essa parceria proporcionou para as filiadas um pacote completo na capacitação da produção, que beneficiará diretamente nossos associados”, comentou a gerente executiva da ASEMG, Sabrina Cardoso. “É a oportunidade de qualificação gratuita da mão de obra de todos os suinocultores brasileiros via Senar, através dessa parceria do PNDS. Um treinamento modular e com apostilas elaboradas com o mais atualizado conteúdo”, finalizou a coordenadora do PNDS, Lívia Machado.