Representantes do Comitê Regional da Suinocultura – da região Amauc, se reuniram ontem, dia 13, no auditório da ACCS, em Concórdia, com o objetivo de discutir e avaliar as ações do Comitê realizadas em 2010/2011. A visita aos produtores aderentes ao TAC pelos membros do Comitê, foi uma das ações destacadas na reunião. Outro assunto discutido foi à viabilização do curso de fertilização com adubação orgânica com parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Concórdia e Região, Agrocon. Foi destacado também durante o encontro, o trabalho que está sendo desenvolvido entre Embrapa Suínos e Aves e Aincadesc, onde os mesmos estão trabalhando a melhoria da qualidade dos dejetos, ressaltando que a ideia do projeto surgiu durante reuniões no comitê. Está previsto para o mês de outubro, uma apresentação para a promotoria dos dados qualitativos e quantitativos no período de 2010/2011.
Por fim, ficou agendado para o mês de abril de 2012, a realização do Seminário para apresentação dos resultados do TAC/Amauc para a sociedade da região.
Comitê Regional da Suinocultura – da região Amauc – O trabalho do Comitê se destaca por uma série de aspectos, entre os quais o envolvimento de cerca de três mil suinocultores, adoção de abordagens participativas e o envolvimento de entidades públicas, privadas e do terceiro setor que já completa mais de oito anos ininterruptos de atividades. Além disso, o Comitê abriu espaço para vincular os problemas ambientais com as questões sócio-econômicas que afetam a atividade rural.
São parceiros no Comitê Regional da Suinocultura – Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S/A (Epagri), Amauc/Consórcio Lambari, Cidasc, IFET – Concórdia/SC, Sadia S/A, BRF Brasilfoods, Seara Alimentos S/A, Coopercentral Aurora, Copérdia, CooperAlfa, Coolacer, Pamplona S/A, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura de Ipumirim, Prefeitura de Lindóia do Sul e Prefeitura de Irani e Mini Integradoras.