Compromisso estabelecido entre a empresa Monte Azul Engenharia Ambiental e a Prefeitura de Araçatuba pretende pôr fim ao descarte inadequado de galhos de árvores e outros tipos de madeiras no município. A parceria entre os dois órgãos, oficializada e iniciada na quinta-feira passada, é o de triturar os resíduos e usá-los como biomassa, uma fonte de energia.
Até o momento, as galhadas de árvores eram dispostas clandestinamente no meio ambiente ou ocupavam espaço nos dois ecopontos, dos bairros Corazza e Lago Azul. O mesmo acontecia com as madeiras usadas em construções. As queimadas, que lançam gases tóxicos para a atmosfera, são um dos problemas ambientais causados por este descaso.
Com o início do projeto de transformar galhos em biomassa, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas, garante que estes resíduos serão levados para uma área ao lado do ecoponto do bairro Corazza, onde um picador de madeira foi instalado.
Na semana passada, o Executivo publicou decreto que permite o uso de uma área de 951 metros quadrados pela empresa Monte Azul para a operação da trituração de madeira. O espaço está localizado ao lado do ecoponto no bairro Corazza, na rua Maria Romano Toqueton. A permissão do uso ocorreu sem custos para o município, com duração de um ano, podendo ser prorrogada.