Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Novo modelo de produção de suínos

o médico veterinário e especialista em suinocultura, Antonio Muñoz Luna, diretrizes de desenvolvimento exigem um novo modelo de suinocultura, mais centrado em critérios de bem estar animal e baixo impacto ambiental.

O especialista espanhol Muñoz Luna falou sobre gestão ambiental em suinocultura e mais que isso, propôs a discussão sobre as grandes diretrizes e organização do desenvolvimento da estratégia e planos de atuação ambiental específicos na maior parte dos países, em nível mundial, onde a suinocultura é um setor relevante. A palestra faz parte da programação do primeiro dia do XV Congresso Brasileiro de Veterinários Especialista em Suínos (Abraves), que reúne mais de 600 profissionais do setor em Fortaleza, no Ceará, até sexta-feira, dia 7 de outubro.

Na palestra, o médico veterinário e especialista em suinocultura, Antonio Muñoz Luna, destacou que o aumento de demanda por carne suína nas últimas décadas, da difusão de informações e, consequentemente, da tecnologia aplicável tem provocado uma profunda mudança nos sistemas de produção de suínos tradicionalmente empregados. Se por um lado o aumento da produção tem permitido satisfazer as crescentes necessidades de alimentos de origem animal a um preço acessível, por outro tem se traduzido em uma crescente pressão sobre o meio ambiente, explicou Luna.

Para ele, o novo modelo começa pelo comportamento do consumidor. “O crescimento deste setor, que é motor de desenvolvimento de muitas comunidades na maior parte dos países e continentes onde se concentra a suinocultura, tem também na contaminação potencial derivada da atividade como uma imagem negativa diante de uma sociedade cada vez mais preocupada com os temas ambientais, sanitários e os relacionados ao bem estar animal. Por isso, esse setor deve enfrentar o desafio da adaptação progressiva na redução da contaminação, o que exige novas diretivas pela maior parte dos países, e sem perder a competitividade frente ao mercado exterior”, alertou.

O especialista apontou ainda as etapas dessa nova suinocultura com identificação de possíveis riscos e ameaças da produção intensiva e os setores transformadores nos aspectos ambientais e sanitários. A proposta é um conjunto de ações que permitem criar as bases de um modelo de produção sustentável, priorizando tecnologia para a redução de subprodutos gerados, a implantação de alternativas tecnológicas mais viáveis, tanto operacional quanto economicamente, fomentando a valorização energética via digestão anaeróbica e co-geração de biogás com aproveitamento termoelétrico, entre outras ações. O XV Congresso Brasileiro de Veterinários Especialista em Suínos vai até o dia 07 de outubro em Fortaleza, No Ceará.

Serviço:
XV Congresso Abraves
Data: de 4 a 7 de outubro de 2011
Local: Marina Park Hotel, Fortaleza, Ceará
Informações: www.abraves-nacional.com.br