No dia 22 de novembro, ocorre em Cuiabá o 1º Seminário Tecnológico de Biodigestores, evento que visa discutir a transformação de energia através de dejetos de animais. A Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso convida os produtores do Estado a participarem, para que conheçam essa nova alternativa para redução da degradação ambiental.
O biodigestor é um equipamento que produz biogás – uma mistura de gases produzida por bactérias que digerem matéria orgânica. Se instalado nas propriedades, pode transformar dejetos animais (esterco e urina) em combustível e energia elétrica. A discussão é importante para os criadores de suínos, pois a atividade é considerada pelos órgãos ambientais como potencial causadora de degradação.
O seminário contará com a presença de professores e pesquisadores de várias instituições e autoridades no assunto. Os temas dos paineis são: Cenário atual e futuro do uso de biodigestores na agricultura; Depoimentos de utilização de biodigestores em Mato Grosso; O uso de biodigestores e políticas públicas para Mato Grosso.
O evento ocorre no auditório da Famato das 8h às 18h. A Acrismat constitui o Grupo de Estudo dos Biodigestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).