Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Acsurs 39 anos

Entidade suinícola gaúcha destaca história marcada diretamente pela atuação de seus presidentes durante estes 39 anos.

Acsurs 39 anos

No dia 25 de novembro, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – Acsurs, completa 39 anos de existência. Nestas quase quatro décadas de atuação em prol dos suinocultores gaúchos, foram muitas as conquistas e benefícios pelos quais a entidade lutou.

Em todos esses, a entidade foi guiada por presidentes que a conduziram através de situações de mercado e tantas outras, muitas vezes, negativas. Nestes momentos, seus espíritos de liderança foram essenciais.

Relembre, a seguir, um pouco do trabalho desempenhado pelos presidentes que a Acsurs já teve.

Criador Hédio Scherer (in memorian) – 1972 a 1976

Hédio Scherer era produtor em Montenegro e um dos fundadores da Acsurs. Foi escolhido como primeiro presidente da Acsurs com a missão de legalizar e institucionalizar a associação. Também iniciou a formação de novos núcleos e a sensibilização de sócios. Em sua gestão, iniciou-se a participação em feiras e exposições. Também era sua a prerrogativa de zelar pelos interesses dos produtores gaúchos.

Criador José Adão Braun – 1977 a 1982 e 1989 a 1998

Braun esteve à frente da Acsurs em sete mandatos, somando 17 anos. Começou como funcionário na Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, tendo desempenhado por 14 anos a função de diretor administrativo. Neste período, instalou sua primeira granja, o que o habilitava a concorrer à presidência da Acsurs.

Médico veterinário Werner Meincke – 1983 a 1988

Durante a gestão de Meincke, muitos foram os avanços relacionados à sanidade animal. Sua atuação permitiu os primeiros passos rumo à adequação ambiental.

Médico veterinário Gilberto Moacir da Silva – 1999 a 2005

Durante sua presidência, Gilberto conquistou melhores condições para os licenciamentos e prorrogações de dívidas. Deu maior visibilidade à Acsurs com participação em eventos dentro e fora do Brasil. É o atual Diretor Técnico da entidade.

Suinocultor Valdecir Luis Folador – 2005 a 2013

 Filho e neto de suinocultores, Valdecir Luis Folador vivencia desde criança a realidade da suinocultura. Com 40 anos e natural de Barão de Cotegipe, onde reside, viu sua liderança despertar num momento de dificuldades. Em 2002/2003, quando os suinocultores do estado enfrentavam uma forte crise em função da produção superior à demanda, Folador, com o apoio de produtores, liderou, na sua região, um movimento que buscava alternativas para a atividade. Foi a primeira atuação como líder de classe. Em seguida participou ativamente da CPI das Carnes, fazendo pressão para sua instalação e como depoente. Em 2004 foi procurado por lideranças da suinocultura para concorrer ao cargo de presidente da Acsurs. Pego de surpresa, relutou no início, mas acabou aceitando o desafio de presidir a entidade que tem uma trajetória de 39 anos na defesa dos criadores de suínos do Estado.

Sobre a Acsurs

A suinocultura tem sido um importante segmento econômico do Estado, sendo uma alternativa para o pequeno e médio produtor rural.  Através do uso de inseminação artificial, a Acsurs disponibiliza ao produtor sêmen de reprodutores suínos de alto padrão genético, trazendo melhoria na sua produção, com melhor produtividade e, com isto, mais ganho. Além disso, a atuação da entidade se destaca por ser a porta-voz dos produtores, principalmente nos momentos difíceis.

A entidade também busca criar oportunidades para que os suinocultores gaúchos alcancem um maior desenvolvimento econômico, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural, de modo a propiciar-lhes aumento da capacidade produtiva, geração de empregos e a melhoria da renda.

Atualmente, a Acsurs possui um total de 6.400 associados, diretos e indiretos. Com 18 núcleos localizados no interior do Rio Grande do Sul, nas principais regiões produtoras, a entidade mantém ligação direta com os suinocultores, sempre atenta às suas reivindicações e promovendo o setor e, principalmente, o que ele oferece de melhor para a sociedade: a saborosa e nutritiva carne suína, a proteína animal mais consumida no globo terrestre.