As exportações de carne suína aumentaram 0,06% em novembro, em relação ao mesmo mês do ano passado (43.035 toneladas ante 43.008 t), e 13,45% em faturamento (US$ 130,61 milhões em comparação com US$ 115,12 milhões). As estatísticas consolidadas pela Abipecs mostram, também, aumento do preço médio, no mês, de 13,38%.
No acumulado do ano, a queda nas exportações, em volume, foi de 5,03%. Houve um crescimento da receita, no período, de 6,58%. O Brasil exportou 479,484 toneladas e faturou US$ 1,33 bilhão, em comparação com 504.890 t e US$ 1,25 bilhão.
Em novembro, as vendas para a Rússia caíram 82,41% em toneladas e 81,73% em valor. O Brasil exportou 2.835 t e faturou US$ 9,28 milhões, em relação a 16.122 t no mesmo mês de 2010 e US$ 50,76 milhões.
De janeiro a novembro, as exportações para a Rússia totalizaram 123.567 t. Em faturamento, o valor foi de US$ 385,28 milhões. A variação foi negativa em volume (menos 44,52%) e em valor (menos 37,44%), em relação a igual período de 2010.
As vendas para Hong Kong, segundo principal destino para a carne suína, estão quase encostando nas da Rússia. No acumulado do ano, o Brasil exportou 120.161 t para Hong Kong, em comparação com 123.567 t para a Rússia. Houve um crescimento de 33,01% nas exportações para Hong Kong, em volume, nos onze primeiros meses do ano. No período, o faturamento cresceu 66,12%.
A estimativa é que em 2011 as vendas para Hong Kong superem as dirigidas à Rússia.
De janeiro a novembro, os principais mercados para a carne suína brasileira foram: Rússia, Hong Kong, Ucrânia, Argentina e Angola.