O rebanho suíno do Rio Grande do Norte será vacinado contra a peste suína clássica até 18 de março. A vacinação, que teve início em 18 de janeiro, é realizada por fiscais do serviço oficial com doses adquiridas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sem ônus para o produtor. A aplicação é feita exclusivamente pelo órgão oficial de defesa animal, sob coordenação e supervisão técnica da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RN), em conjunto com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do estado.
Em dois meses, a meta é proteger 120 mil animais contra a doença. A imunização teve início nos municípios de Mossoró, Macaíba, Ceará-Mirim e Arêz, áreas com grande concentração de suinoculturas. Em seguida, será estendida a todo o estado, com a parceria das prefeituras municipais na mobilização das comunidades rurais e na cessão de funcionários para auxiliar na campanha.
A responsável técnica pela área animal do Serviço de Sanidade Agropecuária (Sedesa) da SFA/RN, Ana Cristina Duarte, informa que essa campanha do plano estratégico de vacinação contra a peste suína no Rio Grande do Norte prevê a contenção da doença e a execução de mais duas etapas. “A vigilância permanente é a melhor forma de prevenção”, afirma.
Em 2001 ocorreu um foco da doença no estado e, por dois anos, foi realizado o programa de vacinação oficial que imunizou 90% dos suínos. Na primeira fase dessa campanha promovida de junho a agosto de 2009, foram aplicadas quase 92 mil doses e, ao mesmo tempo, 11.080 propriedades criadoras de animais foram cadastradas e mapeadas.