Para debater a construção de uma visão estratégica da cadeia produtiva da suinocultura brasileira para os próximos cinco anos, o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, recebeu para jantar, em sua residência de Brasília (DF), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Irineu Wessler, juntamente com os membros do Conselho da entidade. Wessler deu assim início a uma série de contatos que pretende fazer para discutir, com os atores da cadeia, membros do governo e da academia, um Plano Estratégico para o setor.
Com os resultados destes contatos, a ideia de Wessler é promover, em abril, uma reunião das lideranças da cadeia produtiva. “Precisamos chamar para este debate a Abipecs, o Sindam, o Sindirações, os dirigentes estaduais e regionais – uma suinocultura forte interessa a todo mundo”, diz o presidente da ABCS.
Durante o jantar na casa do Ministro foi oferecido um cardápio com base nos cortes da Campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, preparado pessoalmente pelo diretor de Marketing da entidade, Fernando Barros.
Para o Ministro, é surpreendente o leque de possibilidade de usos para a carne suína. Ele acredita que o caminho da popularização dos cortes é a forma mais eficiente de garantir a ampliação da participação da carne suína na cesta de proteínas de origem animal do consumidor brasileiro. “Se o consumidor soubesse que é possível fazer um pastel tão saboroso com carne moída suína, como este que estou comendo, é claro que isto teria um impacto importante no mercado”, comentou.
Esteve também do jantar o chefe da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Inácio Afonso Kroezt. Ambos acham relevante a visão da ABCS de focar na perspectiva do consumidor final e especialmente de explorar o potencial do mercado doméstico.
Participaram ainda do encontro os conselheiros Rubens Valentini (Mercado), José Arnaldo Carsoso Penna (Administrativo), Luiz Salles (Financeiro) e Cléo Barbiero (Técnico), além da equipe da ABCS.