Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Agronegócio no PR

Setor quer incrementar as exportações do Estado. País quer mais participação do pequeno produtor nas vendas externas.

Agronegócio no PR

O Paraná já se destaca na exportação de commodities, como soja e milho, mas o agronegócio no Estado ainda tem muito potencial a ser explorado. O 1º AgroEx – Seminário do Agronegócio para Exportação, que acontece hoje, a partir das 8h30, no Parque de Exposições Ney Braga, tem o objetivo de disseminar informações que estimulem a participação do agronegócio brasileiro no mercado internacional, incentivando principalmente o pequeno produtor.

A abertura, às 9h30, será feita pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes. A promoção é da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, com apoio do Sindicato Rural Patronal de Londrina e demais entidades. São esperadas entre 500 e 600 participantes, entre produtores e representantes de cooperativas, indústria, comércio e universidades.

“Muita gente sabe produzir, mas na hora de vender é difícil. Queremos mostrar que a exportação é mais uma ferramenta que o pequeno e o médio produtor podem explorar”, afirma Narciso Pissinati, presidente do Sindicato Rural Patronal. Na região de Londrina, segundo ele, existem algumas iniciativas de exportação envolvendo piscicultura, pallet e essência de eucalipto, frutas, café e mel. Mas ainda há muito o que explorar”.

O sindicalista informa que já foi aberto um canal de negociação com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa para a realização de cursos voltados à exportação do agronegócio em Londrina. Além disso, ele afirma que o órgão do governo federal pode viabilizar recursos para viagens técnicas de produtores interessados no mercado internacional. “Esse é um meio de o produtor conhecer melhor o mercado que quer atingir. Muitos podem desconhecer, mas existem recursos para isso”, destaca Pissinati.

Durante o seminário serão mostrados os procedimentos para realização das exportações e as exigências dos principais países importadores. “Além de alavancar a comercialização, a exportaão estimula a adoção de novas tecnologias e resulta em mais qualidade da produção e melhor gestão”, observa.

Na programação estão debates entre os participantes e palestras ministradas por técnicos da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Serviço:

1º AgroEx – Seminário do Agronegócio para Exportação
Quando: Hoje, a partir das 8h30
Onde: Parque de Exposições Ney Braga (Pavilhão Horácio Sabino Coimbra)
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, a partir das 8 horas, ou pelo site www.agricultura.gov.br
Gisele Mendonça