Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Cresce venda de ovos

Quaresma movimenta o mercado de ovos. Em Catanduva (SP), vendas crescem 30%, apesar de poedeiras produzirem menos.

Cresce venda de ovos

O consumo de ovos aumenta no período da quaresma, as vendas registram alta de 30%. Os donos de granjas afirmam que durante essa época as galinhas passam a produzir menos, o que gera a falta do alimento no mercado.

É só ter início o período da quaresma que começa um “fenômeno” estranho. As galinhas passam a botar menos ovos. Para Luiz Pizi, vendedor de ovos há quinze anos, esse fenômeno não tem muita explicação. “Sempre na quaresma elas diminuem os ovos, a única explicação que tenho seria a troca de penas que ocorrem com as galinhas”, diz.

Mas no mercado de um modo geral, vale a lei da oferta e da procura e o preço sobe mesmo. Números do setor mostram que em relação a janeiro deste ano, o ovo já subiu de 23%. Pizi comentou que em seu estabelecimento não houve grandes reajustes e que os preços variam de acordo com o tamanho dos ovos. “Em média uma cartela com 30 ovos de porte médio custa R$ 5″.

Segundo Pizi devido à  demanda da época os ovos chegam a faltar em seu estabelecimento. “A procura aumenta, mas a oferta diminui. Durante os quarenta dias já cheguei a ficar sem o produto para oferecer aos clientes”, lembra.

Muitos católicos evitam comer carne vermelha nesse período como forma de sacrifício ou apenas para mudar o cardápio. Além de peixes, os ovos são opção. De acordo com Pizi o alimento é bem aceito pelos catanduvenses.

“Os ovos fazem parte da comida brasileira e podem ser ingredientes essenciais para várias receitas o que garante mercado o ano todo, mas nesse período o consumo é três vezes maior, chego a vender 1.200 dúzias por semana”, explica.