Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tendências

IqPR sobe em SP

Índice de preços no campo em São Paulo sobe 1,1% em janeiro. Foi a 6ª alta mensal consecutiva do indicador. Carne suína se valoriza, carne de frango e ovos recuam.

O IqPR, índice de preços recebidos por produtores agropecuários de São Paulo do Instituto de Economia Agrícola (IEA) – vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado -, encerrou janeiro com variação positiva de 1,15%. Foi a 6ª alta mensal consecutiva do indicador, mais uma vez determinada pelas oscilações das cotações no grupo de produtos de origem vegetal.

Neste grupo, formado por 14 itens, o ganho médio ponderado foi de 1,69%. A batata, que teve colheita e transporte prejudicados no mês por causa das fortes e intermináveis chuvas paulistas, foi o produto que mais subiu (17,88%), mas houve valorizações significativas também para laranja para mesa (17,43%), em razão do aumento da demanda no verão, e do arroz (8,96%), reflexo da quebra da safra gaúcha, também pelas chuvas.

O tomate, em contrapartida, foi o vegetal que mais caiu em janeiro (49,01%), por conta da supersafra que normalizou a oferta e pressionou as cotações a voltarem a seu nível sazonal normal, ainda que as chuvas – sempre elas – possam provocar novas disparadas nas próximas semanas, de acordo com análise do IEA.

No grupo de produtos de origem animal, que caiu 0,17% na média ponderada, recuaram os preços de carne de frango (3,78%), ovos (3,42%), leite C (1,57%) e leite B (0,62%). As carnes bovina e suína subiram no mês passado – 2,12% e 1,69%, respectivamente.