Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Reação no frango

Após ano difícil, o mercado espera que 2010 vá ser bom para o setor. Saiba como está a situação no oeste do Paraná.

Reação no frango

Depois de um ano difícil, o preço internacional do frango começou a mostrar sinais de recuperação. O mercado espera que 2010 vá ser bom para o setor. Saiba como está a situação no oeste do Paraná.

No frigorífico em Cascavel, no oeste do Paraná, o ritmo ainda não voltou ao normal desde a crise de 2009.

A boa notícia é que o preço internacional está subindo. No caso de coxa e sobrecoxa desossadas para o Japão, por exemplo, o preço aumentou 14%.

Mas o otimismo da indústria ainda não se reflete no preço pago ao criador. No oeste do Paraná, o valor tem se mantido praticamente o mesmo há pelo menos um ano.

O criador Roque Garlet tem três aviários em Toledo, num total de 40 mil frangos. Ele não consegue nem se lembrar de quando teve aumento na remuneração. “Hoje, o produto agrícola está abaixo da produção da ração que é o insumo para o frango. Não sei se esse lucro fica com a empresa e acaba não repassando para nós agricultores”, disse.

O presidente da cooperativa Dilvo Grolli acredita que logo poderá repassar um aumento aos avicultores. “O produtor não tem investimento tão pesado como tem a agroindústria. Mas o produtor também teve sua parcela de prejuízo em 2009. Agora, nesta melhora, se começa a recompor todos os preços da cadeia”, explicou Grolli.

No primeiro bimestre, as exportações de carne de frango faturaram 12% mais do que no mesmo período do ano passado.