Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Impostos

SC sem ICMS

Boa notícia para os produtores catarinenses de suínos. Foi prorrogada a isenção do ICMS para venda de carne suína.

SC sem ICMS

Boa notícia para os produtores catarinenses de suínos. O Governo do Estado prorrogou por mais 45 dias a isenção total do ICMS sobre a venda de carne suína in natura e do animal vivo para mercados interno e externo. O ato foi assinado pelo governador em exercício Leonel Pavan na abertura do décimoquinto Dia de Campo, no Campo Demonstrativo da Copercampos, e entrou em vigor em primeiro de janeiro.

O benefício foi concedido para atenuar os impactos da crise econômica internacional e perdas nas exportações, tendo entrado em vigência em setembro do ano passado. Agora o novo prazo vai expirar em 15 de abril.

O Governo do Estado precisa ajudar o produtor a atravessar a crise, estimulando o aumento do consumo e reduzindo o estoque, afirmou Pavan.  A prorrogação renderá aos suinocultores um ganho de aproximadamente R$ 60,00 por animal, estimou o secretário da Agricultura, Antônio Ceron, também presente ao evento.

A medida beneficiará cerca de 12 mil produtores catarinenses, sendo 9 mil integrados e 3 mil independentes. Santa Catarina é o maior produtor de suínos no Brasil, com rebanho de 6 milhões de cabeças, das quais 450 mil são matrizes. “Na microrregião de Campos Novos são mais de 500 criadores, calculou o secretário do Desenvolvimento Regional Alcides Mantovani. Mensalmente são abatidos 650 mil animais. O volume exportado gira em torno de 200 mil toneladas por ano.