Rica em proteínas, vitaminas do complexo B e de baixo colesterol, a carne suína ainda é cercada por mitos, que vão desde a criação e abate até a apresentação final do produto ao consumidor e seus valores nutricionais. Atualmente, o suíno é criado sob rígidas normas sanitárias e tratado com grãos de qualidade, garantindo sua excelência nutricional.
Contudo, ao chegar às prateleiras, o produto ainda é apresentado de maneira pouco atraente, com porções grandes de carne e sem opções de cortes isentos de gordura. Para diversificar a oferta e estimular o consumo do produto, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) lançou, em 2009, o Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). No Estado, as ações do plano estão sendo coordenadas pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), com o apoio do Sebrae-ES.
Uma das Ações do PNDS é a campanha de marketing “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, que vai começar na Grande Vitória nos próximos dias 15 e 16. Nesses dois dias, será realizado um treinamento para açougueiros em dois supermercados localizados na região metropolitana, (Perim, em Vila Velha e Santo Antônio, em Guarapari). Além desses, a campanha também será realizada no frigorífico Mosquini, em Vargem Alta, na região Serrana.
Durante esse treinamento, cada estabelecimento participante receberá uma equipe para a demonstração de novos cortes de carne suína, apresentação de receitas e de informações nutricionais sobre o produto. Um dos destaques é a participação do especialista em cortes de carnes, Daniel Furtado, que é o responsável pela criação dos novos cortes promovidos pela campanha nacional.
Após os dois dias de treinamento, a campanha continua nesses estabelecimentos com apresentação de receitais e distribuição de folhetos com informações nutricionais sobre a carne suína. Além do Espírito Santo, o PNDS possui ações em mais sete estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo geral do plano é aumentar o consumo per capita de carne suína de 13 quilos para 15 quilos/ano. Até 2012, o projeto vai investir quase um milhão de reais no Estado.
Segundo o presidente da ASES, José Puppin, o objetivo dessa ação é tornar o produto mais atraente na gôndolas dos supermercados. “Hoje o consumidor encontra a carne suína em cortes grandes que dificultam até mesmo o preparo. A ideia é oferecer o produto de maneira mais fracionada, como acontece com outras carnes, para que o consumidor se sinta estimulado a adquirir produto”, explica Puppin.
O projeto piloto da campanha, realizado no supermercado Perim de Cachoeiro de Itapemirim, em 2008, foi recordista nacional de resultados. O aumento nas vendas de corte do produto foi de 238%. Esse resultado somente foi obtido com o empenho de parceiros da Associação e do Sebrae Nacional
Cronograma da Campanha
Dia 15: Supermercado Santo Antônio – Praça Antônio Jorge Assef, 382, Muquiçaba, Guarapari – ES. Filial 01
08: 00 – treinamento no supermercado
Número de participantes no treinamento: 16
12: 00 às 17: 00 – Campanha nas dependências do supermercado Santo Antônio (distribuição de folhetos explicativos, degustação e curso para açougueiros com Daniel Furtado)
Dia 16:
08: 00 – treinamento no supermercado Perim (Itapoã – Vila Velha)
12: 00 às 17: 00 – Campanha nas dependências do supermercado Santo Perim (distribuição de folhetos explicativos, degustação e curso para açougueiros com Daniel Furtado)
Número de participantes no treinamento: 18
Dados sobre a carne suína disponibilizados pela ABCS
• A carne suína representa 39% do consumo mundial de proteína animal e é a carne mais consumida no mundo.
• Na Europa o consumo de carne suína é de 45 quilos per capita/ano.
TEOR DE COLESTEROL (MG/100g) |
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Fonte |
1 |
2 |
3 |
4 |
Média |
Lombo cozido Pernil Cozido |
78 – |
79 – |
69 82 |
65 65 |
72,8 73,5 |
Peito de Frango cozido, sem pele |
84 |
84,8 |
– |
– |
84,4 |
Filé mignon bovino, cozido |
84 |
84 |
– |
– |
84,0 |
Fontes: 1 – NPPC, National Pork Producers Council and National Pork Board
2 – USDA, Agricultural Hand Book 8-10, 1992.
3 – Bragagnolo, N., Departamento de Química da Unicamp, 1993
4 – Universidad Nacional de Nutrición, México, 1994.