Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

ACCS em 2009

Assembleia Geral da entidade suinícola catarinense destaca ações promovidas no ano passado.

Aconteceu na última sexta-feira, 16, em Concórdia, a Assembléia Ordinária Geral da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, onde estiveram presentes, os presidentes de Núcleos Regionais e Municipais, membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade. Iniciando os trabalhos coordenados pelo presidente da Associação, Wolmir de Souza, onde o mesmo agradeceu a importância da participação de todos, e logo após apresentou o relatório de atividades 2009, onde Souza destacou as ações que a entidade realizou durante todo o ano.

Prestação de Contas – Na principal ordem do dia que foi a prestação de contas, foram apresentadas as receitas e despesas do ano de 2009, a empresa contratada para auditoria, aprovou todas as contas e informou que o total de despesas foi de 1.467.181,59 e a receita foi de R$ 1.469.043,53, um resultado de R$ 1.861,93. Um dos componentes do Conselho Fiscal, Francisco Hildebrando Cordeiro, relatou em nome do Conselho, que todas as contas foram encontradas em dia, com fácil acesso, muito bem organizados todos os relatórios, não deixando dúvidas sobre o trabalho e as documentações do setor administrativo e financeiro. O parecer do Conselho Fiscal é de que tudo foi analisado e encontrado em perfeita ordem e reflete a realidade da ACCS, sendo assinado pelos membros do Conselho Fiscal.

Ações da ACCS em 2009 – Além de audiências públicas visando sensibilizar e clarear as causas e reflexos da crise, ações como a consolidação da bolsa de suínos em Santa Catarina, com o imprescindível apoio e sensibilidade do governo do Estado de Santa Catarina e o respaldo político e de classe conquistado por esta entidade conseguimos um fato inédito, que foi a isenção do imposto cobrado na saída de suínos do Estado (pauta) e também na comercialização de carne suína dentro do Estado, fato este que deu reflexo positivo imediato e vigorou desde 01 de setembro de 2009 até 15 de abril de 2010, servindo como referência inclusive para Estados como Rio Grande do Sul e Paraná. Grandes ações e evoluções nas ações ambientais, sanitárias, de marketing da carne suína foram desenvolvidas, destacando o Código Ambiental Catarinense, os preparativos e a visita da missão da União Européia à Santa Catarina. A sempre destacada Suileite e a volta do Salão Brasileiro da Suinocultura e Suinocultura é Ouro, as comemorações dos 50 anos da entidade com a homologação do Dia Estadual e Nacional do Suinocultor comemorado no dia de fundação da entidade, eventos estes que tiveram prestígio e representação nacional. O Projeto de Excelência da Suinocultura Catarinense – PESC – criando em 2008 que em 2009 transforma-se em Instituto Nacional da Carne Suína – INCS – que foi oficialmente criado em novembro de 2009, que busca consolidar e fortalecer o setor produtivo não integrado, pequenos e médios frigoríficos, ligando-os ao mercado, focando na qualificação dos envolvidos e na qualidade do produto. Este será um órgão fundamental que junto com a ACCS fará uma ação ampla em todos os elos da cadeia suinícola.

Femi 2010 – Souza destacou a participação da ACCS na Femi 2010, que será realizada 30 de abril a 09 de maio de 2010, no município de Xanxerê. A ACCS juntamente com o Núcleo Regional e Municipal de Criadores de Suínos de Xanxerê, estará presente na Festa Estadual do Milho – FEMI. Na área da suinocultura serão vários atrativos, entre eles a feira e leilão de suínos, exposições de empresas de nutrição, genética e laboratórios, Seminário Estadual da Suinocultura e o Restaurante da Carne Suína, onde será servido pratos à base de carne suína e o lançamento, Porco a Polenta, prato especial do restaurante.

Última Assembleia de Souza – Wolmir finalizou destacando que seria sua última Assembleia como presidente, pois em julho irá deixar a entidade para se dedicar exclusivamente ao INCS, onde é presidente. Souza destacou que a decisão foi tomada na última eleição realizada em 2009, onde o vice-presidente Losivanio de Lorenzi assumiria a entidade. O dirigente destaca que novos compromissos o chamam, “estarei pronto para qualquer chamado desta que é a entidade que me orgulho de ter presidido e que me fez crescer” finaliza.