Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gastronomia

"Comida Di Buteco"

Asemg apoia inserção da carne suína em pratos que disputam o festival gastronômico mineiro. 45% dos pratos possui a iguaria.

"Comida Di Buteco"

Que o sabor da carne suína é o preferido entre as pessoas não se tem dúvidas, daí a sua intensa inserção nos pratos de um dos mais badalados e tradicionais festivais gastronômicos do país, o “Comida di Buteco” que acontece em Belo Horizonte entre os dias nove de abril e nove de maio e comemora em 2010 sua décima edição apontando números que impressionam: o evento está presente em 11 cidades (Belo Horizonte/MG, Ipatinga/MG, Montes Claros/MG, Poços de Caldas/MG, Uberlândia/MG, Campinas/SP, São José do Rio Preto/SP, Ribeirão Preto/SP, Goiânia/GO, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA), só em Belo Horizonte são esperados cerca de 800 mil pessoas.

Dos 41 bares e restaurantes que estão na corrida pelo título de melhor tira-gosto, 18 têm como base a carne suína. “Esse número vem comprovar que existe espaço para ampliarmos a inserção da carne suína no segmento de food service. Ao apoiarmos e incentivarmos o uso do nosso produto, como fizemos ao nos tornarmos parceiros de um dos mais famosos bares da cidade, o Pimenta com Cachaça, em festivais e também nos cardápios fixos destes estabelecimentos estamos divulgando o produto e, consequentemente, aumentando o consumo da nossa carne” comentou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado e Minas Gerais).

Para 2010 serão julgados os quesitos: melhor tira-gosto, melhor atendimento, melhor higiene do local e melhor temperatura da bebida. Os bares concorrentes já trabalham a todo vapor para atenderem aos botequeiros de plantão. “Esse é o terceiro ano que o Pimenta com Cachaça participa do festival. Escolhemos a prime rib como base do nosso prato o: “PCC é Chapa Quente”, devido ao seu sabor acentuado, praticidade no preparo e a facilidade em se compor uma bela apresentação com a utilização da peça.

A parceria entre o Pimenta e a Asemg foi determinante para a escolha da carne suína na composição do prato, já que a associação nos proporcionou maior conhecimento a respeito dos cortes suínos e trabalhou conosco em todos os aspectos da criação do prato” comentou Augusto Porto (Guto) proprietário do bar Pimenta com Cachaça e idealizador de um dos pratos que está na disputa pelo primeiro lugar no festival. Para João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg essa parceria será a primeira de muitas. “Temos em mãos produtos de qualidade que por desconhecimento do público ainda não se tornaram peças do cotidiano da alimentação do brasileiro.

Além do “Comida di Buteco” a Asemg e associações regionais já firmaram parceria para a participação em diversos festivais gastronômicos em todo o Estado. Toda essa exposição com certeza resultará em aumento do consumo” disse.