Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Avicultores esperam crescimento de 10% nas vendas de aves natalinas

Mercado avícola brasileiro já mostra sinais de aquecimento com venda de perus e frangos especiais, segundo o Sindiavipar. Chegada do 13º facilita a comercialização dos produtos.

A pouco mais de um mês para as festas de final de ano, o mercado avícola brasileiro já mostra sinais de aquecimento com venda de perus e frangos especiais, alimentos tradicionais da ceia de Natal do brasileiro. Previsões do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) apontam para um incremento de 10% nas vendas das chamadas aves de festa, em relação ao final de 2009.

Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, a maior procura se deve ao fato de que outros produtos natalinos estão com custos mais elevados do que ano passado, além disso, a chegada do 13° salário ao bolso dos consumidores também traz resultados diretos na comercialização dos produtos. “Neste final de ano, esperamos colocar uma ave na mesa de cada brasileiro”, avalia.

Tanto que, durante o mês de dezembro, a expectativa é que os perus e frangos especiais cheguem a responder sozinhos por até 10% das vendas de aves no Brasil, sendo o Paraná o estado responsável pela maior produção no país. Este nicho de mercado representa uma oportunidade para empresas do setor de aumentar as vendas.

As aves de festa ficam mais tempo alojadas se comparadas ao frango tradicional, por isso ficam maiores e ganham mais peso. “Enquanto o frango convencional é abatido com 42 dias, com peso entre 2,2 e 2,4 quilos, a ave de festa pode ser abatida com até 54 dias e 3,8 kg”, explica Martins.