A partir da próxima semana será realizada nos municípios de Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste, Videira e Braço do Norte, a apresentação do Diagnóstico sobre a produção das pequenas e médias agroindústrias que abatem e processam carne suína em Santa Catarina (ACCS).
Este trabalho foi desenvolvido pelo Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), do qual são parceiros a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Sebrae e Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Em âmbito estadual o projeto conta com o apoio de Associações Estaduais de Criadores de Suínos, Federações Estaduais e dos Sebrae estaduais.
O objetivo da realização do diagnóstico foi levantar as principais necessidades e dificuldades do setor, e ainda, obter um panorama sobre a área produtiva, as instalações e, principalmente o mercado. Participaram da pesquisa 54 empresas, dentre elas frigoríficos com inspeção SIM, SIE e SIF. Com base no resultado deste levantamento será proposto algumas ações, em parceria, visando melhorar o processo produtivo e o desenvolvimento do setor.
· Concórdia, dia 08 de novembro, às 17hs, no auditório da ACCS.
· Chapecó, dia 09 de novembro, às 16hs, Cidasc, rua Nereu Ramos, 693D.
· São Miguel do Oeste, dia 10 de novembro, às 10hs, Centro de Treinamento da Epagri, Cetresmo.
· Videira, dia 11 de novembro, às 16 horas, no Auditório da Associação do Município do Alto Rio do Peixe – Amarpi.
· Braço do Norte, dia 16 de novembro, às 16hs, Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais