Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Astap e Suinco participam do programa QT Rural

Produtores do Triângulo e Alto Paranaíba participam do Programa Qualidade Total Rural, que integra ações do PNDS coordenado pela Asemg em Minas.

No dia 04 de outubro os suinocultores da região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro participaram da 1ª instrutoria do programa Qualidade Total Rural, realizado pela Astap (Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) e pela Cooperativa de Suinocultores Ltda. (Suinco). O QT Rural é um programa desenvolvido pelo Sebrae e faz parte das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em Minas Gerais, coordenado pela Asemg (Associação dos Suinocultores de Minas Gerais).

 O programa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a renda das pessoas que trabalham na empresa rural, alcançando excelência em produtos e serviços, utilizando o gerenciamento ou gestão pela qualidade. A palestra realizada pelo Consultor do Sebrae Leonardo Leite aconteceu no Auditório do Sindicato do Produtor Rural, na cidade de Patrocínio, das 9h às 12h, e consistiu em mostrar aos produtores e colaboradores como funciona o QT Rural, permitindo aos participantes conhecer as ferramentas para uma efetiva gestão de qualidade e aprender como aplicá-las, compreendendo seus princípios e fundamentos.

Segundo o coordenador do Sebrae na região do Alto Paranaíba, Eduardo Ramos, o evento atendeu as expectativas e se destacou pelo comprometimento e entusiasmo dos participantes.

Do total de 8 granjas participantes do QT Rural na região, sendo elas UPL Minas, Makena, Tio Patinhas, 5 estrelas, Sol Nascente, Boa Esperança, São Francisco e  Granja Veloso, 6 participaram deste evento, representadas por suinocultores e colaboradores que atuam desde o gerenciamento à linha de produção.

A consultoria individual e o treinamento das equipes já foram iniciados nestas granjas

De acordo com o Presidente da Astap, Juarez Sora, as perspectivas dos suinocultores filiados à entidade são as melhores possíveis, considerando os resultados do QT Rural em outras regiões. “O programa possui um grande potencial, especialmente para evoluir o nível de organização de nossas granjas”, afirmou.

A Secretária Executiva da Astap, Ceres Migliozi, afirmou que os participantes aprovaram o programa e ficaram satisfeitos. “Nossos produtores perceberam a importância da participação de todos nesse processo, que reflete diretamente na valorização do profissional e nos resultados da empresa, melhorando a qualidade dos produtos”, disse.

O PNDS
O Projeto é uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o Sebrae Nacional e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e conta com o apoio das Associações Estaduais de Criadores de Suínos afiliadas à ABCS. O objetivo principal do é ampliar o consumo da carne suína, hoje em 13kg per capta/ano, passando para 15kg per capta/ano