Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fiscalização

Testes do Inmetro aprovam hidratação de carne de frango no varejo

Na avaliação, foram testadas marcas de 19 produtoras de peito de frango congelado. O objetivo era saber se todas cumpriam os parâmetros de teor de água estabelecidos em lei.

O resultado positivo dos testes de laboratório realizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), para aferir o nível de hidratação da carne de frango, em reportagem que foi ao ar neste domingo no programa “Fantástico”, da Rede Globo, já era esperado, ressalta o Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura, (Ubabef), Francisco Turra.

Na avaliação, foram testadas marcas de 19 produtoras de peito de frango congelado.  O objetivo era saber se todas cumpriam os parâmetros de teor de água estabelecidos em lei, de 6% do peso total.  Todos os produtos avaliados foram aprovados.

De acordo Turra, há um esforço contínuo por parte da entidade nacional e das agroindústrias do setor, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na manutenção da qualidade do frango que chega à gôndola dos supermercados.   

“A qualidade do nosso produto é um dos diferenciais que faz o país ser líder mundial nas exportações, o frango é também a proteína animal mais consumida pelo brasileiro, com quase 44 quilos per capta por ano”, explica o presidente da Ubabef.

Segundo o Diretor de Produção e Técnico Científico da Ubabef, Ariel Mendes, no início de dezembro, o Mapa publicou a Instrução Normativa n° 32, que estabeleceu  parâmetros para avaliação do teor total de água contida em cortes de frangos (peito, coxa e sobrecoxa), resfriados e congelados.  

“A normativa será uma nova ferramenta para que a agroindústria avícola continue a ofertar um produto de alta qualidade, com grande aceitabilidade pelo consumidor brasileiro e pelos mais de 150 países importadores do frango nacional”, explica Mendes.