Buscar a capacitação da agroindústria, que detém a oferta e prepará-la para atender a demanda foi o principal objetivo da ação realizada nos municípios de Seara, Xanxerê, Nova Erechim, São Carlos, Palmitos, Itapiranga, São Miguel do Oeste e São José do Cedro, pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), de 22 de novembro a 14 de dezembro.
Com o “Curso de Cortes Suínos e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, o plano de ações da instituição em 2010 no Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) se encerra. O foco dos cursos foi apresentar os novos cortes da carne suína para a agroindústria regional para mais de 50 profissionais. A capacitação faz parte das ações que estão sendo desenvolvidas pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do Sebrae/SC, como parte das ações do PNDS no estado.
“Nós acreditamos que o principal entrave no consumo da carne suína está na indústria, por isso, entendemos que o foco do projeto neste momento deve estar voltado para a indústria e na oferta”, explica o presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi. De acordo com o Gestor do PNDS em Santa Catarina, Ramirez Tapia, o treinamento vem ao encontro das necessidades de apresentar um produto diferenciado aos consumidores.
Oficinas Gastronômicas
Em parceria com o Sebrae/SC, a Associação Catarinense dos Criadores de Suínos capacitou mais de 120 pessoas entre universitários e profissionais da cozinha em três oficinas gastronômicas de 02 a 03 de dezembro. Duas delas foram realizadas na Universidade de Chapecó, uma com foco em estudantes do curso de gastronomia que conheceram os segredos da carne suína e temperos de receitas para o dia-a-dia, como: strogonoff, yakissoba, baby back ribs (costeletas do Outback) e cubos suínos ao molho agridoce. Outra oficina na Universidade teve o foco voltado para o nicho de restaurantes e cozinhas industriais, com as seguintes receitas: Escalope ao Molho de Laranja, Risoto Suíno Aromático, Tiras ao Molho Oriental, Steak Au Poivre com Filé Mignon Suíno.
A última oficina foi realizada no Supermercado no Celeiro SuperItália, parceiro da entidade em outras ações de divulgação da carne suína. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes aprendendo a preparar três pratos especiais à base de carne suína para as festas de fim de ano.
Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a importância dessa ação é “trabalhar a desmistificação direta e demonstrar que a carne suína pode estar inserida no cotidiano do brasileiro no preparo de suas refeições além de conhecerem receitas que atendem a nichos tão específicos”.
Para o analista técnico também do Sebrae/SC, Valdir Airton Ramthum, o mercado desconhece a versatilidade da carne suína e oficinas como essa disseminam em grande escala informações necessárias para o aumento de consumo.