Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

PNDS em SC

Através da ACCS, Santa Catarina executa ações finais do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura em 2010.

PNDS em SC

Buscar a capacitação da agroindústria, que detém a oferta e prepará-la para atender a demanda foi o principal objetivo da ação realizada nos municípios de Seara, Xanxerê, Nova Erechim, São Carlos, Palmitos, Itapiranga, São Miguel do Oeste e São José do Cedro, pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), de 22 de novembro a 14 de dezembro.

Com o “Curso de Cortes Suínos e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, o plano de ações da instituição em 2010 no Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) se encerra. O foco dos cursos foi apresentar os novos cortes da carne suína para a agroindústria regional para mais de 50 profissionais. A capacitação faz parte das ações que estão sendo desenvolvidas pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do Sebrae/SC, como parte das ações do PNDS no estado.

 “Nós acreditamos que o principal entrave no consumo da carne suína está na indústria, por isso, entendemos que o foco do projeto neste momento deve estar voltado para a indústria e na oferta”, explica o presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi.  De acordo com o Gestor do PNDS em Santa Catarina, Ramirez Tapia, o treinamento vem ao encontro das necessidades de apresentar um produto diferenciado aos consumidores.

Oficinas Gastronômicas

Em parceria com o Sebrae/SC, a Associação Catarinense dos Criadores de Suínos capacitou mais de 120 pessoas entre universitários e profissionais da cozinha em três oficinas gastronômicas de 02 a 03 de dezembro. Duas delas foram realizadas na Universidade de Chapecó, uma com foco em estudantes do curso de gastronomia que conheceram os segredos da carne suína e temperos de receitas para o dia-a-dia, como: strogonoff, yakissoba, baby back ribs (costeletas do Outback) e cubos suínos ao molho agridoce. Outra oficina na Universidade teve o foco voltado para o nicho de restaurantes e cozinhas industriais, com as seguintes receitas: Escalope ao Molho de Laranja, Risoto Suíno Aromático, Tiras ao Molho Oriental, Steak Au Poivre com Filé Mignon Suíno.

A última oficina foi realizada no Supermercado no Celeiro SuperItália, parceiro da entidade em outras ações de divulgação da carne suína. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes aprendendo a preparar três pratos especiais à base de carne suína para as festas de fim de ano.

Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a importância dessa ação é “trabalhar a desmistificação direta e demonstrar que a carne suína pode estar inserida no cotidiano do brasileiro no preparo de suas refeições além de conhecerem receitas que atendem a nichos tão específicos”.

Para o analista técnico também do Sebrae/SC, Valdir Airton Ramthum, o mercado desconhece a versatilidade da carne suína e oficinas como essa disseminam em grande escala informações necessárias para o aumento de consumo.