Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Mitos e verdades da carne suína

PNDS realiza palestra sobre o tema em Hospital localizado em Passo Fundo (RS).

Mitos e verdades da carne suína

Na última quarta-feira (08/12), médicos de Passo Fundo além de outros profissionais da área de saúde e suinocultores participaram da palestra ministrada pelo gastroenterologista Dr. Arnaldo Ganc sobre os mitos e preconceitos sobre a carne suína. Uma ação da Acsurs, em parceria com o Sebrae/RS e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos como parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

 
Realizada no Auditório do Centro de Apoio do Hospital São Vicente de Paulo, a palestra foi aberta pelo consultor de marketing do PNDS, Fernando Barros, que expôs as diversas etapas que marcaram o desenvolvimento da suinocultura no Brasil. O renomado gastroenterologia, Dr. Arnaldo Ganc, desmistificou questões que implicam no não consumo da carne suína apresentando as causas históricas responsáveis pela rejeição à carne suína. Entre elas, segundo Ganc, estão: causas místicas ou religiosas, esteriotipagem histórica, histeria do colesterol, mudanças nos padrões de beleza e erros médicos.

O evento também foi marcado pela entrega de uma placa de agradecimento para o Diretor Médico do Hospital São Vicente de Paulo – HSVP, Dr. Rudah Jorge, tendo em vista o apoio às ações do PNDS em Passo Fundo. Jorge enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Projeto. “Vocês acenderam uma vela, ao invés de permanecer no escuro”, parafraseou o médico, em relação à iniciativa das entidades responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. A ação contou também com a visita de um grupo de nutricionistas do Hospital à granja de suínos do produtor Vilseu Fontana, com o objetivo de apresentar aos profissionais da saúde a sanidade e a forma como são produzidos os suínos atualmente. “Esse é um diferencial das ações que a Acsurs vem realizando no PNDS, acreditamos que é de extrema importância conhecer a realidade da granja, entender como os animais são criados para que se possa derrubar os preconceitos”, afirmou o vice-presidente da entidade, Cléo Barbiero. Logo após a palestra, os participantes desfrutaram de partos à base de carne suína como pastelzinho de carne suína, massa com molho bolonhesa suína real e tiras de carne suína em molho oriental.

Outro ponto alto do evento foi o lançamento oficial do Manual Brasileiro de Cortes Suínos, desenvolvido pela ABCS e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. No material, os leitores encontram uma nova maneira de explorar o potencial da carne suína, exposta em mais de cem diferentes cortes que atendem aos diversos nichos de mercado, desde peças idealizadas para supermercados, açougues, cozinhas de refeições coletivas, bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e merenda escolar.